Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

29 de Julho de 2010 15h47

Agricultura e Abastecimento apóia Projeto de Avicultura no Sucuri

29/07/2010

Marcella Magalhães-Assessoria-SMEC

A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE), através da diretoria de Agricultura e Abastecimento de Cuiabá, tem promovido reuniões semanais com produtores da Comunidade Sucuri, oportunidade em que os técnicos de agricultura orientam um grupo de 10 pequenos produtores sobre como criar frango semi caipira, um projeto que vem sendo desenvolvido pela SMTDE desde 2009.

De acordo com secretário Elismar Bezerra, da Smtde, um dos principais resultados deste trabalho de incentivo e apoio à criação do frango semi caipira será a inauguração, em breve, do primeiro mini abatedouro de frangos, no Cinturão Verde – Pedra 90. Ele informou que a comunidade rural do Pexdra 90 recebeu todo apoio e orientação técnica para o desenvolvimento do projeto de criação do frango semi caipira.

“O frango semi caipira também chamado de frango de pasto, caipira, semi confinado, semi intensivo ou natural, é criado no campo e demora em média 45 dias para ser abatido. Em compensação, o seu preço é o dobro do valor do frango de granja.  Como este tipo de criação não exige investimento alto, a atividade é considerada uma excelente alternativa econômica para os pequenos proprietários rurais. A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, desenvolve junto às comunidades rurais o projeto de criação do frango semi caipira, em cumprimento ao seu papel de promover melhores condições de vida para os moradores da zona rural.

A proposta do projeto desenvolvido pela SMTDE é dar todo suporte técnico e apoio logístico aos produtores, como também orientá-los para a criação de uma linhagem que possa ser reprodutora e as aves selecionadas para dupla aptidão: postura, com capacidade para produzir cerca de 240 ovos/ano - e corte, com finalidades de substituir, aos poucos, as galinhas caipiras tradicionais, que não atingem esses índices de produtividade.