Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

20ª edição do "Peixe Santo" será realizada entre os dias 18 e 22 de abril

13/04/2011

Dayane Sena-SMTDE

Criado em 1991 pela Prefeitura de Cuiabá, o projeto Peixe Santo está completando neste mês de abril, 20 anos de existência. O projeto nasceu com o objetivo de comercializar peixes criados em viveiros a preços mais acessíveis em diversos pontos da Capital no período da Semana Santa.

Neste ano a vigésima edição do Peixe Santo, vai ocorrer entre os dias 18 e 22 de abril, em 110 pontos da cidade. Serão comercializadas três espécies de peixes criados em viveiros: Pacu, Tambacu e Tambatinga. O projeto tem apoio da Associação do Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat), Polícia Militar, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária do Município.

“O projeto Peixe Santo tornou-se uma tradição em nossa cidade. A prova disso é que no ano de 2010 foram comercializadas 400 toneladas de peixes. A boa notícia para 2011, é que o prefeito Chico Galindo determinou inovações no projeto que proporcione os piscicultores do nosso município a comercializar pelo menos 500 toneladas de peixes, através de pontos  estratégicos de vendas que facilite a compra do produto pela maioria da população”, disse o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar.

Entre as inovações previstas para este ano teremos a realização de uma campanha institucional do programa, a disponibilização de tendas para o piscicultores e o uso do Caminhão Feira do Peixe da Prefeitura. “O Caminhão Feira do Peixe possui duas câmaras frias com capacidade para armazenar até 3,5 toneladas de pescado para comercialização. Tem ainda, espaço para o manuseio do peixe, balança, máquina para emissão de cupom fiscal e um balcão para atendimento ao consumidor. Ele será uma importante ferramenta para ajudar a fomentar ainda mais o comércio do peixe durante a Semana Santa”, informou Dilemário.

Preço – O valor a ser praticado neste ano ainda está em fase de discussão entre a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE) e a Associação dos Piscicultores em Mato Grosso (AQUAMAT). Em 2010, o preço praticado durante a Semana Santa foi de seis reais o quilo do peixe com vísceras. Em reunião ocorrida na última semana, a SMTDE defendeu que o preço do quilo do peixe seja o mesmo do ano passado. Já os piscicultores defendem sete reais.

“O programa só é possível ser realizado com a participação dos produtores de peixes. A Prefeitura contribui para fomentar a comercialização do pescado, em contrapartida negocia para que os piscicultores pratiquem preços menores,  ou seja, socialmente justos. Vale ressaltar ainda, que essa iniciativa força as grandes redes de supermercados remarcarem seus preços para baixo. Outro aspecto, é que para a população que tem que pegar um ônibus para adquirir o seu peixe, vai economizar R$ 5,00 reais de vale transporte, pois a grande maioria poderá ter a comodidade de encontrar ofertas do produto em barraca do projeto Peixe Santo em seu bairro”, esclareceu o secretário do Trabalho.

Mais informações:
Dayane Sena: 3645-7223/ 8453-5843-E-mail: imprensasmtde@gmail.com