Terça, 20 de março de 2012, 17h28
A- |  A+

Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico

1º Seminário das Feiras Livres de Cuiabá debaterá proposta para o fortalecimento do setor


A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, realiza no próximo dia 26 de março, o 1º Seminário das Feiras Livres de Cuiabá. O objetivo é debater propostas de políticas públicas que fomentem o desenvolvimento do setor. O seminário terá como tema: “Organizar para valorizar nosso feirante”.

 “O seminário será um importante espaço para discutir a atual situação das feiras livres e para que possamos construir propostas de políticas públicas para este importante setor, visando principalmente a sua organização para atrair cada vez mais consumidores e, ainda os turistas que serão grande número com a realização da Copa do Mundo 2014”, explicou o Secretário de Trabalho de Cuiabá, Dilemário Alencar.

Em Cuiabá existem aproximadamente mil feirantes. Eles exercem suas atividades em 52 feiras livres que são realizadas de terça-feira a domingo em diversos bairros da Capital, em que predomina a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros e produtos de primeira necessidade e de uso doméstico, como: cereais, carne bovina, suína, frango, peixes, doces caseiros, lanches (pasteis, salgados, sucos, caldos de cana), conservas em geral, frios e lacticínios, sementes, temperos e armarinhos.

“A ideia defendida pela gestão do prefeito Chico Galindo é criar o hábito de todo ano a Prefeitura realizar este tipo de seminário, instituindo um espaço para debater assuntos de interesse dos feirantes, avaliar execução de planos de trabalho, trocar experiências com outros municípios, promover qualificação profissional na área de atendimento ao publico, manuseio de alimentos e incentivar a organização da categoria”, disse Dilemário.

O Seminário será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, tendo seu início às 08 horas. O evento contará com a participação de entidades representativas dos feirantes, Sebrae/MT, Vigilância Sanitária, Instituto de Peso e Medidas de Mato Grosso, Ministério Público e  Secretaria Extraordinária da Copa.

Confira a programação do 1º Seminário das Feiras Livres de Cuiabá:

08h: Recepção e credenciamento;

08h30: Abertura Oficial do 1º Seminário das Feiras Livres de Cuiabá;

09h30: Histórico e Diagnostico das Feiras Livres de Cuiabá;

 10h30: Experiência da Prefeitura de Uberlândia na Organização de Feiras Livres;

11h30: Direito Previdenciário/ Aposentadoria para Feirantes;

12h00: Almoço;

13h30: O Feirante Empreendedor Individual;

14h30: Novo Modelo de Funcionamento das Feiras Livres (Proposta de Reformulação do Decreto Municipal 4.461/2006 que Dispõe sobre o Funcionamento das Feiras Livres no Município de Cuiabá);

16h30: Debates, relatos e Sugestões de Encaminhamento;

17h30: Avaliação, Considerações Finais e Encerramento.

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá