Saúde /

25 de Novembro de 2010 17h25

Venda de antibióticos só poderá ocorrer com retenção da receita

25/11/2010

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

Todas as Unidades de Saúde de Cuiabá estão sendo orientadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que os antibióticos só poderão ser entregues ao consumidor mediante receita. A determinação é da Anvisa e foi publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de outubro e vale para todos os antibióticos vendidos nas farmácias e drogarias do país.

A partir do dia 28 de novembro, as receitas devem ser carbonadas, ou seja, em duas vias. A primeira via ficará retida no estabelecimento farmacêutico e a segunda deverá ser devolvida ao paciente com carimbo para comprovar o atendimento. Entre outras, a nova norma definiu, também, novo prazo de validade para as receitas, que passa a ser de 10 dias, devido às especificidades dos mecanismos de ação dos antimicrobianos. 

A coordenadora de assistência farmacêutica da SMS, a farmacêutica Sandra de Araújo, disse que uma circular já foi encaminhada a todas as unidades do município fazendo valer a determinação da Anvisa. Ela destacou a dificuldade comum no controle de medicamentos.

“Reconhecemos as dificuldades iniciais para fazer valer a nova medida, sabemos dos possíveis impactos, mas dentro de nossalimitações vamos cumprir a nova determinação. Toda rede de saúde do município já esta sendo preparada e orientada para os novos procedimentos que deverão ser tomados em relação a prescrição de antibióticos”, explicou a Farmacêutica.

Para a Gerente da Farmácia Popular de Cuiabá, Carla Silva, ao ampliar o controle sobre esses produtos é possível reduzir a resistência bacteriana na comunidade. “Muita gente tem o hábito da auto medicação. O uso indiscriminado de antibióticos, muitas vezes sem necessidade, faz com que o organismo crie resistência ao medicamento. Esse controle irá diminuir o acesso sem prescrição médica do produto”, destacou Carla.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas.

 

Clique para ler a resolução na integra http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/c13443804478bef68eefcf7d15359461/resolucao+antibioticos.pdf?MOD=AJPERES

Maiores informações:
3617-7379