Saúde / IMUNIZAÇÃO

28 de Abril de 2020 17h16

Vacinação contra Influenza na capital será retomada nesta quarta-feira (29)

28/04/2020

ROBERTA PENHA

Divulgação

A segunda fase da vacinação nacional contra a Influenza será retomada nesta quarta-feira (29) em todas as unidades Básicas de Saúde da capital. Em todo Brasil a meta é imunizar 13 milhões de pessoas. Em Cuiabá este público representa pouco mais 46.300. Nesta semana o Ministério da Saúde disponibilizou 15.200 doses para o município.

Devido às estratégias delineadas nacionalmente contra o novo coronavírus (Covid-19), o Ministério da Saúde alterou o público alvo a ser beneficiado nesta etapa de vacinação. “Até 09 de maio serão imunizados profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários”, comentou Sandra Horn, responsável técnica da Imunização.

Para evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde tem feito ações extra muros, imunizando os profissionais do 44°, 13° e 9° Batalhão do Exército da Polícia Federal, 1º Batalhão da Polícia Militar, SINPOL, DERF, Comando Geral, Sindicato dos caminhoneiros, Hospital de Câncer, UPAs, Policlínicas, HMC, Hospital São Benedito e Pronto Socorro antigo.

MAIS FASES

A 3ª fase que acontecerá de 09 a 22/05 imunizará professores de escolas publicas e privadas crianças de seis meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e povos indígenas e adultos de 55 a 59 anos.  No dia 09 de maio será o dia “D” de vacinação para o público das três fases.

A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B.