Saúde / SAÚDE/BÁSICA

21 de Junho de 2017 18h02

Vacinação contra HPV é ampliada para meninos de até 15 anos incompletos

21/06/2017

MARIA BARBANT

A partir deste mês os meninos de 11 a 15 anos incompletos também farão parte, junto com as meninas, do público-alvo da vacinação contra o HPV. Até agora eles eram vacinados entre 12 e 13 anos. As mudanças anunciadas pelo Ministério da Saúde na tarde desta terça-feira (20) incluem ainda no grupo prioritário, homens e mulheres transplantados e pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia.

A coordenadora de Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Lidiane Cunha Siqueira, explicou que as unidades de Saúde já estão sendo orientadas.

A  ampliação da faixa etária para os meninos fortalece as ações de saúde na população masculina e possibilita a prevenção da ocorrência dos cânceres de pênis, anus, orofaringe e verrugas genitais.

“Além disso, a vacinação dos meninos contribui para o aumento da proteção nas meninas e vai impactar positivamente nos próximos anos, o perfil epidemiológico das infecções atribuídas ao HPV em ambos os sexos”, destacou a Coordenadora lembrando que a definição da faixa etária da vacina HPV tem como objetivo proteger as crianças antes do contato com o vírus.

Segundo a coordenadora, é importante que os responsáveis lembrem que os adolescentes do sexo masculino, que iniciarão a primeira dose da vacina HPV aos 14 anos, a segunda dose deverá ser administrada com um intervalo de no mínimo 6 meses e no máximo até 12 meses.

Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é de que 80% dos meninos de 11 a 14 anos sejam imunizados. No ano que vem, também serão vacinados meninos com 10 anos e, a  ideia, é que todos os níveis de governo  se mobilizem para uma cobertura vacinal adequada, que traga como resultado, a proteção contra  o HPV.

Assim como no caso dos meninos, a cobertura vacinal para meninas ainda é uma preocupação em todo o pais, isso porque, segundo dados do Ministério da Saúde,  500 mil delas, de 14 anos, ainda não completaram as duas doses necessárias. Outro dado do Ministério, existem no país 6,8 milhões de meninas, entre os 9 e 15 anos, aptas a receber a vacina.

Em Cuiabá, os números da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Vigilância em Saúde, demonstram a baixa cobertura vacinal. De janeiro a maio 1.304 meninos de 12 anos receberam a 1ª dose da vacina HPV enquanto que na idade de 13 anos, esse número foi de 1.031 meninos vacinados, bem abaixo da meta de mais de 4 mil, para ambas as idades.

Em relação às meninas, cuja meta também é de mais de 4 mil, a imunização também está baixa. Nesse caso a vacina já é disponibilizada para meninas de 9 até 14 anos.

Para aumentar a cobertura vacinal estão sendo planejadas ações de conscientização em parceria com a Educação para conscientizar os pais e aumentar a adesão dos adolescentes.

A vacina

Para garantir a imunização, são necessárias duas doses com intervalo de seis meses entre elas. Mesmo com esquema atrasado, deve-se procurar um posto de saúde para atualizá-lo. Mantê-lo em dia garante eficácia em torno de 98%.

O HPV é fator de risco para câncer do colo de útero, vulva, pênis, anus, boca e faringe. Segundo o ministério, são 15 mil novos casos de câncer de colo do útero todo ano.

Ainda este ano, além dos meninos, a vacina também será oferecida para homens vivendo com HIV e Aids entre 9 e 26 anos.

 

(Com Ministério da Saúde)