Saúde / Campanha

25 de Novembro de 2015 14h07

Usuários participam das ações sobre cuidados com a hipertensão e diabetes

25/11/2015

MARIA BARBANT

Maria Barbant

Arquivo

Unidades de Saúde da capital realizaram na manhã desta quarta-feira (24), uma série de ações cumprindo a programação da Campanha Hiperdia. Foram  palestras, rodas de conversa, avaliação da pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre bons hábitos alimentares.  Nas unidades do Programa Saúde da Família Jardim União, Jardim Florianópolis, Santa Izabel III e nos Centros de Saúde do CPA III, Parque Cuiabá e Sucuri, as atividades começaram as 08h00 horas.

nesta quinta-feira (26), as atividades nos Centros de Saúde Dom Aquino e Várzea Ana Poupina começam às 13h30 e na sexta-feira (27), nas unidades do Programa Saúde da Família Despraiado I e II, a partir das 08 horas.

No dia 30, a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Jardim Fortaleza realiza ações a partir das 08h e do Santa Laura, a partir das 14h.

A nutricionista e responsável técnica pelo Programa Hiperdia, Cláudia Maria Ourives Figueiredo de Souza está acompanhando a campanha e falou sobre a importância da campanha que tem como objetivo a Promoção à Saúde, Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial e à Diabetes.

“Essas atividades organizadas pelas equipes de saúde dos PSF’s e Centros de Saúde acontecem até o  30 deste mês.  Nosso objetivo é alertar a população para a importância da prevenção, controle,  cuidados e constância dos tratamentos”, explicou Cláudia Maria.

Na comunidade do Sucuri foram realizadas atividades voltadas para a saúde do homem, lembrando o Novembro Azul e também mulheres.

Também no PSF Aguaçu, 50 pessoas participaram da ação que envolveu também atividades de educação em saúde, orientações sobre alimentação saudável e cuidados com a Hipertensão Arterial e o Diabetes.  

Varias unidades estão realizando ações com foco na tuberculose e voltadas também para a saúde do homem.

Programa Hiperdia

Hiperdia é um programa do governo federal executado pelas secretarias de Saúde dos municípios. Seu objetivo é o controle e cuidados com os pacientes com hipertensão arterial e com o Diabetes.

 Nas unidades básicas de saúde o Programa Hiperdia é rotina. As equipes se reúnem mensalmente com os pacientes e executam ações educativas e preventivas, e atividades físicas, além de acompanhar e monitorar esses  pacientes.