Saúde / OBRAS LANÇADAS

05 de Março de 2018 17h21

USF Pedra 90 I e II será reestruturado e entregue equipado, climatizado e com os serviços de odontologia ampliados

05/03/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e a secretária de Saúde, Elizeth Araújo, lançaram nesta segunda-feira (05), as obras de reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) Pedra 90 I e II. Os serviços terão como fim a troca do telhado, do piso, parte elétrica, hidráulica, alambrado, jardinagem bem como demais serviços estruturais e serão executados pela LD Construtora ao custo de R$175 mil, oriundos do Ministério da Saúde e com contrapartida do município. A previsão de entrega é quatro meses, todavia há expectativa de entrega para abril nas comemorações do aniversário de 299 anos de Cuiabá.

Na cerimônia de lançamento, o prefeito enfatizou que a reestruturação da unidade que será entregue à população totalmente equipada, climatizada e com os serviços de odontologia ampliados de uma, para duas equipes, faz parte da intensificação dos esforços da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para recuperar toda a estrutura física das unidades de saúde na Capital e, com isso, proporcionar melhorias e humanização nos atendimentos em saúde preventiva.

“Na saúde,  recebemos como herança diversas unidades danificadas sejam elas unidades básicas de saúde, policlínicas e pronto socorro. Para todos os lados temos unidades com problemas estruturais graves. Além disso, recebemos dezenas de obras paralisadas, esqueletos abandonados a céu aberto e tudo isso vindo de vários anos e gestões. O lançamento desta obra e de outras tantas que ainda vamos lançar, aliadas as que começaremos a entregar até abril, demonstram nosso cuidado com população cuiabana”, disse.

Segundo o gestor, cabe ressaltar, que mesmo vivendo momentos difíceis na saúde Cuiabá segue a meta de melhorias estruturais e investimentos em todas as atenções em saúde. “Estamos administrando sem dinheiro. Só o Estado precisa nos repassar pouco mais de R$ 60 milhões e não estou aqui culpando o governador porque a crise é nacional. Mas essa é a nossa realidade. Administrar com dinheiro é fácil, mas sem dinheiro é desafiador. E nós estamos seguindo este desafio com muita vontade de mudar para melhor a vida dos quase 80% que dependem da saúde pública cuiabana”, completou.

Durante o ato, a secretária Elizeth  Araújo pontuou que durante a reforma as equipes de saúde da unidade serão transferidas paras os Programa de Saúde da Família III e IV, V e VI e que após o término as unidades acolhedoras também serão reformadas. “Todos os processos de reforma estão sendo apresentados aos profissionais de cada unidade, bem como os seus conselhos gestores. A maior parte dessas obras está acontecendo por administração direta. Isso tem sido feito para que haja economia de recursos tendo em vista a dificuldade financeira enfrentada pela pasta. No caso desta USF, ela será tocada pela construtora por ser uma obra maior, mas tão logo ela seja entregue as unidades III e IV, V e VI terão suas obras iniciadas e tocadas pela equipe de obras da SMS”, concluiu.

De acordo com o presidente do bairro, Marcos Baiano em 10 anos é a primeira vez que um pacote de obras é lançado e cumprido por uma gestão. “Não apoiei o prefeito Emanuel Pinheiro durante a eleição, mas o compromisso dele com a população cuiabana, especialmente com os menos favorecidos me demonstraram que ele merece não apenas a minha confiança como a de toda a população. Há 10 anos nossa região não recebia cuidados em suas unidades de saúde, por isso estão tão debilitadas. A exemplo dessa, diversas outras obras estão em reformas em todas as regionais de Cuiabá, isso é humanização isso é transformação na saúde, uma nova história que está sendo construída com base no respeito e no bem estar coletivo. Parabéns prefeito e parabéns secretária Elizeth”, finalizou o líder comunitário.

Além de populares e lideranças comunitárias, compareceram ao evento secretários municipais, integrantes da SMS e o vereador Orivaldo da Farmácia.