Saúde / COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

28 de Julho de 2022 15h25

USF Alvorada realiza primeira ação do Projeto Hepatite Zero

28/07/2022

ROBERTA PENHA

SMS

Em alusão ao Julho Amarelo, mês de Combate às Hepatites Virais, a USF Alvorada realiza, nesta sexta (29), a primeira ação do Projeto Hepatite Zero. O  projeto busca colaborar para o objetivo mundial para a eliminação das hepatites virais até 2030, é uma parceria do Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio do Programa IST/AIDS, Serviço de Assistência Especializada e Atenção Básica e do Rotary Club.

A equipe da USF Alvorada fará testagens para identificar as pessoas portadoras do vírus das hepatites B ou C, que na maioria das situações não apresentam qualquer sinal ou sintomas. O diagnóstico precoce é essencial para que o tratamento seja eficaz e os vírus possam ser inativados.

O público alvo deste projeto são pessoas com idade igual ou superior a 40 anos ou aquelas de qualquer idade que tenham fatores de risco como as pessoas submetidas a transfusões sanguíneas ou procedimento cirúrgicos antes de 1993, pessoas que fazem hemodiálise, pessoas com diabetes, hipertensão arterial ou outras doenças cardiovasculares, pessoas que fizeram transplantes, pessoas em situação de rua, pessoas que usam álcool e outras drogas, profissionais do sexo, pessoas privadas de liberdade, pessoas vivendo com HIV, dentre outras.

 

Serviço:

O que? Projeto Hepatite Zero

Quando? Sexta-feira (29), das 8h às 14h

Onde? USF Alvorada - Rua Piratininga s/n -  Bairro Alvorada