Saúde / RECOMEÇO

02 de Abril de 2018 14h15

UPA Morada do Ouro realiza ação de páscoa para crianças e dá início a uma nova fase na unidade

02/04/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

A equipe gestora da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), do bairro Morada do Ouro acompanhada do grupo multiprofissional que compõem a unidade, realizaram na véspera do feriado prolongado (28.03), uma grande ação de páscoa com direito a muitas guloseimas como bolo, chocolates, brindes e história encantada escrita e encenada exclusivamente para o evento. A literatura, que contou o drama de um pequeno dragão solitário que sofria de alergia e ao espirrar transformava tudo pela frente em cinzas, encantou crianças e pais e demonstrou, por meio dos personagens coelho (que era médico) e ogro (amigo do dragão), a importância do cuidado médico para manter uma vida saudável.

De acordo com a coordenadora da UPA, Sônia de Araújo Amorim além dessa importante lição, o momento foi pensando para dar início a uma nova fase ao ambiente que passou por episódios tristes nesse início de ano. “A UPA foi alvo de cenas tristes como o tiroteio que marcou negativamente os profissionais que desempenham suas funções aqui e também o nosso público. Por isso, aproveitando o clima de renascimento e união promovido pela páscoa para proporcionarmos a magia da data às nossas crianças internadas e as que vieram buscar atendimento e, consequentemente marcarmos com louvor o início de uma nova fase na unidade, etapa de alegria e de múltiplos eventos que virão para beneficiar à população que precisa dos serviços públicos de saúde da nossa capital”, ressaltou.

Creuza Arruda de Souza de 38 anos, que acompanha o filho de apenas 04 anos -, internado por desnutrição oriunda de uma virose, avaliou que o evento foi um gás a mais para todas as crianças internadas.  “Como a páscoa é um evento muito esperado por todas as crianças, achei a iniciativa muito linda. Afinal, trouxe um pouco mais de alegria para esses pequenos que estão passando essa data fora de casa. Parabéns aos envolvidos na ação”, frisou a mãe.  

Para a enfermeira supervisora da UPA e  autora da história, Luciana Fonseca da Victória o momento foi de estrema gratidão. “Estamos no processo de melhorar a ambiência da UPA e decidimos começar por estes pacientes tão especiais que são as nossas crianças. Preparamos tudo com muito amor e carinho e ver o sorriso, a participação e o envolvimento de todos, não têm preço para nós! Tudo só foi possível por que esta gestão de fato está abrindo as portas para trabalharmos  a humanização em cada espaço do município. Só gratidão a todos que contribuíram para que essa hora mágica acontecesse”, finalizou.