Saúde / Outubro Rosa

07 de Outubro de 2015 16h45

Unidades de Saúde mobilizam a comunidade na campanha de conscientização sobre os cânceres de mama e de colo do útero

07/10/2015

MARIA BARBANT

Daniele Danchura - Assessoria/SMS

Começou nesta quarta-feira (1°) a campanha Outubro Rosa de prevenção e combate aos canceres de mama e de cólo de útero

A campanha de conscientização sobre a importância da prevenção no tratamento dos  cânceres de mama e de colo do útero – Outubro Rosa, prossegue em Cuiabá, nas  rede publica de saúde.

Na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Parque Atalaia na manhã desta quarta-feira foi realizada uma caminhada pelas principais ruas do bairro, com a distribuição de material informativo.  A caminhada marcou a abertura da campanha na unidade. No próximo dia 17 (sábado), durante todo o dia, serão realizadas rodas de conversa sobre câncer de mama e do colo do útero. Na unidade, assim como em outras que integram a rede de saúde em Cuiabá, uma série de atividades estão sendo desenvolvidas a fim de conscientizar a população.

Nessa unidade, todas as quartas-feiras as mulheres podem, sem necessidade de agendamento, realizar  exame de CCO.

Também hoje, no Centro de Saúde do CPA III, as atividades tiveram início às 08 horas e se estenderam durante todo o dia. Na unidade teve palestra, roda de conversa e coleta de material. Os profissionais da saúde prestaram orientação às  mulheres sobre como fazer o auto exame das mamas

A intenção das Secretaria de Saúde de Cuiabá é intensificar a divulgação das informações e orientações sobre  o auto-exame entre as mulheres pois dessa forma, detectando o nódulo precocemente, é possível buscar atendimento médico, exames específicos como a mamografia e dar início ao tratamento com mais possibilidades de cura

 Programação

 Confira a programação das próximas ações do Outubro Rosa nas unidades de saúde.

 Na próxima sexta-feira (9), a programação especial será na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Serra Dourada. Durante todo o dia serão realizadas palestras com o objetivo de orientar as mulheres sobre os cânceres de mama e de colo do útero. Também haverá Roda de Conversa, distribuição de folders e coffe break.

No dia 13 será a vez da unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) Jardim Industriário I e II e no dia 14 de outubro, será a vez do Centro de Saúde Tijucal. Nas duas unidades estão programadas palestra, roda de conversa entre outras atividades.

No dia 16 de outubro, no período matutino, o Centro de Saúde Cidade Verde realizará o dia D com palestra, roda de conversa, sorteio de lembrancinhas e lanches.

No Centro de Saúde Tijucal, a programação terá início às 08 horas com Roda de Conversa, distribuição de folders e coffe break com frutas.  Já no  PSF Jardim Industriário I e II, a programação será a mesma. 

No dia 21 de outubro, o Centro de Saúde Campo Velho estará realizando palestra, roda de conversa, distribuição de folders, entrega de lembranças e coffee break. A programação está prevista para ter início às 08 horas.

As ações que integram a campanha na capital estão sendo coordenadas pelas diretorias de Atenção Básica e de Atenção Secundária da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

A campanha

 O Outubro Rosa é um movimento nascido nos Estados Unidos, em direcionado a sociedade de uma forma geral e às mulheres em particular com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e o compartilhamento de informações.

Por meio de uma série de atividades, o movimento pretende estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O nome – Outubro Rosa – se refere à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.