Saúde / Dia do Controle ao Tabagismo

23 de Maio de 2016 17h29

Unidades de saúde farão ações para lembrar Dia Mundial do Controle ao Tabagismo

23/05/2016

MICHELLE CANDIDO e MARIA BARBANT

Luiz Alves

Arquivo

O Dia Mundial do Controle ao Tabagismo será lembrado em Cuiabá com uma extensa programação. No dia 31 de maio, nas unidades de saúde que atuam  com o Programa Nacional do Controle do Tabagismo, serão realizadas  palestras e rodas de conversas, para alertar a população sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo, que podem ser evitadas.

No dia 04 de junho, acontecerá a 1ª Caminhada Livre do Tabaco, no Parque Estadual Mãe Bonifácia. O evento tem o objetivo de unificar as comemorações do Dia Mundial de Controle ao Tabagismo e o Dia mundial do Meio Ambiente. A caminhada acontecerá a partir das 08 horas e segue até às 11 horas.

A previsão dos técnicos responsáveis pelo Programa de Controle do Tabaco de Cuiabá é de que mais de 300 pessoas sejam atendidas nos grupos terapêuticos, através do trabalho das equipes das unidades de saúde e do trabalho voluntário.

As ações estão sendo coordenadas  pela equipe técnica do Programa Municipal de Controle do Tabagismo em parceria com as unidades básicas de saúde e a Equipe de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

Durante as ações serão distribuídos materiais educativos sobre o fumo e seus malefícios, e passadas orientações para quem deseja parar de fumar, como também informações sobre as conseqüências do fumo passivo na família, no ambiente de trabalho e em outros locais. As equipes ainda estarão orientando sobre o malefício do narguilé, que ganha cada dia mais popularidade entre os mais jovens.

 A equipe da Saúde Bucal e os alunos de Odontologia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) estarão no local prestando orientações  sobre práticas de higiene bucal e de como realizar o auto - exame bucal.

Os profissionais de saúde vão auferir a pressão arterial, realizar  testes de glicemia e direcionamento dos pacientes para as unidades de saúde que estão atuantes com o Programa na Regional de abrangência dos mesmos.

Números

Segundo dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem todos os anos aproximadamente 5,4 milhões de pessoas com doenças relacionadas ao tabagismo.

Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer infarto, cinco vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Atendimento

Por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo os técnicos da Saúde realizam atividades educativas voltadas para os participantes do programa e as equipes de saúde inseridas nas unidades, como, campanhas, capacitações, seminários, educação continuada com a equipe multidisciplinar das unidades de saúde, também são distribuídos materiais educativos. Atualmente o Programa atende 220 pessoas.

As unidades pilotos que já possuem Grupos Terapêuticos de Abordagem Intensiva ao Fumante são: unidades do Programa Saúde da Família (USF) Despraiado II (com grupo de 60 pacientes), USF Santa Isabel II (estão trabalhando com dois grupos, um no período matutino com 34 pacientes e 35 no período vespertino, USF Pedra 90 IV( grupo com 20 pessoas), USF Nova Esperança I (grupo com 05 pessoas), USF Lixeira/Baú (grupo de 13 pacientes) e Centro de Saúde (CS) Campo Velho (grupo com 45 pessoas).

O tratamento é realizado por meio de grupos terapêuticos, onde são feitas reuniões estruturadas, com tema e roteiro específico definido pela equipe da unidade de saúde. As reuniões são realizadas uma vez por semana com duração de aproximadamente uma hora e meia, supervisionadas por profissionais de saúde de nível superior capacitados no Programa Municipal do Controle do Tabagismo.  

O método de tratamento prevê também o uso de medicamentos para reposição da nicotina disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Na  Rede do SUS são disponibilizados Adesivo Transdérmico ; Goma de Mascar  e Cloridrato de Bupropiona.

 

“O programa é novo e diferenciado. Foi implantado há um ano e três meses nas unidades com o objetivo de promover a saúde e proporcionar qualidade de vida aos pacientes, que têm acompanhamento Clínico, Físico e Mental. O trabalho em grupo é fundamental, pois através dele há uma troca mútua de experiências, onde cada um relata seus medos e dependências, com isso um acaba fortalecendo os outros”, esclareceram as  responsáveis  técnicas do Programa Municipal do Controle Laucinéia Silva Perreira e Brenna Bianka de Souza.