Saúde / SUGESTÃO DE PAUTA

10 de Janeiro de 2018 09h38

Unidades de Saúde destacam ‘Janeiro Roxo’ e reforçam enfrentamento à hanseníase

10/01/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Como parte das ações alusivas ao ‘Janeiro Roxo’, mês destinado à conscientização e combate à hanseníase em todo o Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) está intensificando as ações e abordagem contra a doença nas salas de esperas das Unidades Básicas de Saúde. O objetivo da conscientização à população é diminuir a abrangência da doença, que a cada 12 meses atinge cerca de 250 a 300 pessoas na Capital e mantém Mato Grosso há 30 anos no ranking nacional entre os estados com maior incidência de hanseníase.

As buscas ativas também visam diagnosticar precocemente estes novos casos, e alertar à população de que embora seja uma doença grave, a hanseníase tem cura e os medicamentos, bem como o tratamento, que dura de 06 a 12 meses, são ofertados pelas 92 Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá gratuitamente.

“Nessas ações que chamamos de ‘salas de espera’, enfermeiros e técnicos de enfermagem realizarão exames, sanarão dúvidas, mitos e aproveitarão para conscientizar a população quanto à gravidade da hanseníase e descaracterizar preconceitos, que por vezes, impedem a busca pelo tratamento, o que culmina na proliferação da doença”, enfatizou a Responsável Técnica (RT) do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Darlen da Silva Souza.

Nesta quarta-feira (10), a partir das 13h30, os trabalhos estarão concentrados no Programa de Saúde da Família (PSF), Quilombo. As buscas por novos casos também terão destaques no próximo dia 15/01, às 8h30, no PSF Distrito da Guia. Os últimos levantamentos da SMS apontam que o local está no topo de novos casos de hanseníase do município. Os servidores do PSF Santa Izabel I dedicarão a manhã do dia 22, para a ação. Na tarde do dia 24, será a vez do Centro de Saúde Pico do Amor reforçar o tema. O PSF Pedra 90 II realizará a ação no dia 31, às 8h.

Já o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do bairro Praeiro iniciará o mês de fevereiro dando sequencia ao trabalho da SMS. A unidade fará um arrastão no dia 02/02 convocando a população para participar, no dia 07 de fevereiro, da ação integral voltada à hanseníase.

 

Serviço

Pauta: ‘Janeiro Roxo’ recepções reforçam enfrentamento à hanseníase

Data: Quarta-feira (10)

Local: PSF Quilombo - R. Américo Salgado - Araes

Hora: 13h30