Saúde /

28 de Outubro de 2010 08h00

Unidades de Saúde de Cuiabá recebem vacina contra Meningite

28/10/2010

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

A Secretaria Municipal de Saúde-SMS informa que a vacina contra Meningite para crianças de até dois anos estará disponível a partir do dia 10/11 em todas as Unidades de Saúde de Cuiabá. O Ministério da Saúde-MS está incluindo no calendário Básico de Vacinação a Vacina Meningocócica C com o objetivo de proteger a população de um dos tipos mais letais da doença.

A coordenadora da Vigilância a Doenças e Agravos, Ivanete Fortunato, explica que a Capacitação dos Enfermeiros e Técnicos da Sala de Vacina da Rede Básica e Secundaria da SMS será dia 4 e 5 de novembro, e no dia
10 a vacinação já começa nas Unidades de Saúde. Ivanete esclarece também que não é uma campanha contra a meningite, e sim uma inclusão da vacina na rotina, ou seja, estará sempre disponível à população.

“A vacina contra a meningite entra no nosso calendário básico de vacinação e a população não precisa correr para garantir a dose das crianças até dois anos. Ela ficará disponível sempre na rede. O que não pode é deixar de vacinar essas crianças. Mas não precisa haver tumulto”, aconselha Ivanete.

A meta de vacinação para Cuiabá é de 18.974 crianças de três meses a menores que dois anos. De acordo com o Programa do Ministério da Saúde, no primeiro ano de implantação da vacina na rede as crianças de três meses até menores de dois anos terão direito a vacina. A partir do segundo ano apenas as crianças de três meses a menores de um ano serão vacinadas.

No Brasil entre 2007 e 2009 acorreram 7.196 casos de meningite; Mato Grosso nesse mesmo período registrou 43 casos e em Cuiabá foram 9 casos. Em 2010 até o mês de setembro dois casos foram confirmados como sendo meningite na capital.

Meningite
 

A meningite é a inflamação das meninges (membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal) secundária a uma infecção. É uma infecção grave do sistema nervoso central, podendo por em perigo a vida da criança ou deixar sequelas (surdez, etc.).

Nas crianças pequenas, os sintomas são: febre, rejeição à comida, irritabilidade, sonolência, vômitos, enquanto que nas crianças maiores podem ter cefaléia intensa, problemas oculares, além da irritabilidade, sonolência e vômitos. Observam-se convulsões em 40% dos casos.

 

Maiores informações:
3617-7379