Saúde / AÇÕES DIVERSIFICADAS

18 de Agosto de 2022 09h48

Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá contam com programação do Agosto Dourado e Agosto Lilás

18/08/2022

ELIANA BESS

Davi Valle

Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, as Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá desenvolvem atividades voltadas para massificar as informações sobre o aleitamento materno no Agosto Dourado. As ações são diversificadas, envolvendo palestras, teatros, rodas de conversa, orientações de saúde bucal para mães e bebês, entre outras, conforme a programação das equipes de trabalho de cada local. 

No dia 20 deste mês, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Cidade Verde priorizará as atividades com o referido foco das 8h às 12h. Na mesma data, programações acontecerão na UBS Nico Baracat, a partir das 8h30.

Agosto também é dedicado a conscientização pelo fim da violência contra a mulher (Agosto Lilás), então, haverá atividades alusivas ao assunto. Entre as palestrantes estão a consultora Izadora Fernanda Barros, que abordará o tema incentivo ao aleitamento materno; a dentista Camila Gomes Ibarra e a técnica de higiene dental Eliete Neves, que vão falar sobre saúde bucal para recém nascidos. Haverá ainda conscientização sobre o combate a violência doméstica.

Serão ofertados também serviços de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação antropométrica (crescimento e desenvolvimento da criança), distribuição de kits odontológicos e vacinação para crianças e adolescentes, e outros entretenimentos.

Na UBS Nico Baracat, a proposta do Agosto Dourado será desenvolvida com roda de conversa com a enfermeira especialista em amamentação Isadora Ribeiro e contará com avaliação odontológica, dinâmicas e brindes entre os participantes.

A Unidade Básica de Saúde do Pedregal 1 e 2 centralizou o Agosto Dourado para o dia 24, no período matutino. No local, o público contará com orientações para as mães sobre a importância de fortalecer o aleitamento materno, como ordenha, pega e correta posição para amamentar e também a doação para o banco de leite. Haverá roda de conversa, dinâmicas e distribuição de folders. Acadêmicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participarão da programação.

Em outras UBS, as ações já foram executadas. Na do Santa Isabel, por exemplo, aconteceu  no dia 10 de agosto. E o resultado superou as expectativas. “A participação foi maior do que esperávamos. Mesmo com o clima frio, as pessoas compareceram e participaram da roda de conversa e demais atividades”, revelou a enfermeira Ana Paula Cruz Nazário, uma das responsáveis pela programação.

Kênia Corina, 35 anos, gestante de 9 meses, aproveitou a oportunidade para aprender um pouco mais e sanar dúvidas sobre a amamentação. “O trabalho que elas desenvolveram foi muito interessante. Eu tinha algumas dúvidas sobre a amamentação, a pega e a posição correta para amamentar. E assim como eu, tinha mais pessoas com dúvidas. A palestrante foi bem atenciosa, quando terminou ela ficou disponível para atender quem quisesse mais detalhes”, explicou.

Já na UBS do Residencial Coxipó I, as ações foram distribuídas em dias distintos. Parte delas ocorreu nos dias 11 e 12, incluindo até a decoração do local para chamar a atenção para o assunto.  Outras estão previstas para os dias 24 e 31, também com a presença de acadêmicas da UFMT contribuindo com os conhecimentos.