Saúde / ANIVERSÁRIO

06 de Agosto de 2018 08h58

Unidade de Saúde celebra 20 anos de bons serviços prestados à comunidade

06/08/2018

ROBERTA PENHA

Gustavo Duarte

Arquivo

A Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Paraíso II comemorou, na sexta-feira (03), os seus 20 anos de existência com uma grande festa para a comunidade do bairro, que utiliza os serviços oferecidos pela unidade de saúde.

De acordo com a enfermeira responsável, Acácia Lívia Sobral, a USF Novo Paraíso II possui uma das primeiras equipes de saúde da família de Cuiabá e tem a particularidade de contar com membros que estão desde o inicio na unidade. “A médica Vanja Bonna, por exemplo, está nesta USF desde o seu início e a maioria da equipe tem mais de 10 anos de casa. Para nós é um orgulho podermos comemorar juntos esta data tão especial e esperamos ter a oportunidade de celebrar vários outros, oferecendo um serviço cada vez melhor e resolutivo”, disse a enfermeira.

Acácia ressaltou a importância do trabalho realizado pela USF ao longo dos anos. “O fato de estarmos há 20 anos nesta comunidade torna possível o principio da longitudinalidade, que trata do cuidado e do acompanhamento da pessoa ao longo e no decorrer dos diferentes ciclos de vida”, explicou.

Como exemplo pode-se citar a usuária da USF Novo Paraíso II, “Dona” Senhorinha de Jesus Santana, que utiliza os serviços da unidade desde sua inauguração. “Há 20 anos eu e minha família somos pacientes da unidade. Sempre fomos bem atendidos, tanto nas consultas quanto nas visitas em casa. Fiz o meu pré-natal com a Dra. Vanja e agradeço muito a ela toda a dedicação”, elogiou.

A unidade atende uma população de aproximadamente 5 mil pessoas, realiza uma média mensal de 360 atendimentos individuais e 1.300 procedimentos, que abrangem vacinas, curativos, retiradas de pontos, aferição de pressão, glicemia, entre outros. Além disso, realizam cerca de mil visitas domiciliares mensais e atividades coletivas.