Saúde / URPICS/HORTO

27 de Abril de 2017 12h00

Unidade de Práticas Integrativas realiza seminário de Reiki em Saúde

27/04/2017

MARIA BARBANT

Divulgação

Arquivo

A Unidade de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), da Secretaria de Saúde de Cuiabá  realiza na próxima sexta-feira (28), em parceira com a Articulação Nacional e Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS), o I Seminário de Reiki em Saúde. O evento é dirigido a  trabalhadores do SUS , Reikianos e interassados na iniciação da técnica japonesa.

Ao todo serão oferecidas 80 vagas e as inscrições poderão ser feitas no dia do evento, até as 09:00 horas, ou pelo telefone (65) 3665 2420, da URPICS, a partir de hoje. localizada no Horto Florestal “Toté” Garcia.

O método Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que auxilia na manutenção ou recuperação da saúde. É transmitido através da “imposição das mãos” e baseia-se na ideia de que uma “energia vital” invisível flui através de nós e é o que nos faz estarmos vivos.

Segundo os praticantes do Reiki a técnica por si só não cura mas seu efeito aumenta a  capacidade autocurativa do paciente por meio de um profundo estado de relaxamento. A técnica possibilita  também o  aumento das defesas do corpo ajudando na superação, por exemplo, de infecções por meio do estimulo ao  sistema imunológico, alivia estados depressivos e de cansaço, elimina ou reduz os efeitos secundários de fármacos, sobretudo da quimioterapia, potencializa os efeitos benéfico dos fármacos quando um paciente não está respondendo de forma satisfatória ao tratamento, acelera a eliminação de toxinas da anestesia e fármacos , reduz  a ansiedade antes de uma intervenção cirúrgica ou química e aumenta a capacidade de recuperação.

Luis Edmundo da Silva, terapeuta da URPICS, explicou que “o seminário terá uma metodologia diferenciada com  rodas de conversa e grupos de estudos com a participação da enfermeira Simone Leite, professora da Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Reiki e parceira da ANEPS Sergipe e Ceará”.

Também será oferecido um lanche e alimentação saudável solidária.

Práticas Integrativas

As práticas integrativas e complementares em saúde são sistemas médicos e recursos terapêuticos também conhecidos como medicina tradicional e alternativa.

Na URPICS,  localizada no Horto Florestal, é possível agendar horário para algumas atividades oferecidas, pelo telefone 3665-2420.

A unidade oferece algumas atividades como   Yoga,  realizada todas às quartas-feiras, às 16h; Biodança, às quintas-feiras, às 14h30; Roda de Terapia Comunitária,  às sextas-feiras, às 9h e Reiki, todas às quintas-feiras, às 14h, com agendamento.

SERVIÇO

I Seminário de Reiki em Saúde

Data: 28/04/2017

Horário: 8:00 às 19:00 hs

Local: Unidade de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS ),  Horto Florestal “Toté” Garcia, na Rua Ivan Rodrigues Arraes, s/nº, Coxipó