Saúde / URPICS/HORTO

21 de Fevereiro de 2017 16h43

Unidade de Práticas Integrativas discute o alcoolismo e saúde

21/02/2017

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

Arquivo

Nesta terça-feira (21), às 09:00 horas, na Unidade de Referência de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), localizada no Horto Florestal Toté Garcia, será realizada  a segunda  Roda Comunitária Integrativa Temática  com o tema Alcoolismo e Saúde. Aproveitando a proximidade com o carnaval, onde aumenta o consumo de bebidas alcoólicas, a  ideia é reunir especialistas, universitários, profissionais da saúde e usuários para que possam discutir o tema, tornando o cidadão mais consciente e responsável por sua saúde e também por sua comunidade.

Para participar das discussões nessa segunda edição do evento foram convidadas a nutricionista Marilene Alves Queiroz e a enfermeira Alessandra Barbara Pereira Leite, do CAPES Álcool e Drogas (AD) do Boa Esperança  unidade da Secretaria de Saúde do Estado,  a enfermeira  Maria Aparecida Milhomem e  a psicóloga Mirelle Braga, da equipe técnica da Coordenadoria de Saúde Mental de Cuiabá.

Além das rodas temáticas, a Unidade de Referencia  continua realizando  todas as sextas-feiras, a partir das 09h00, Rodas Comunitárias Integrativas, uma ação terapêutica para a  comunidade.

Terapia Comunitária

A terapia Comunitária, idealizada e criada por Adalberto de Paula Barreto, professor de graduação e pós-graduação do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Ceara, tem como finalidade construir uma rede social para partilhar experiências de vida e sabedorias de forma horizontal e circular.

As suas características básicas são as discussão e a realização de um trabalho de saúde mental, preventiva e curativa, procurando engajar todos os elementos culturais e sociais ativos da comunidade, com ênfase no trabalho de grupo que busquem soluções para os problemas cotidianos e possam funcionar como escudo protetor , como também eixo essencial a consciência social, para que os indivíduos tomem consciência da origem e das implicações sociais da miséria e do sofrimento humano, e possam descobrir suas potencialidades terapêuticas transformadoras.

Carnaval x consumo exagerado de álcool  

O uso de álcool ocorre há milhares de anos em quase todo o mundo e provavelmente acompanhará a história da humanidade. É uma realidade bastante difundida.  Dados recentes divulgados no Relatório Global sobre o Alcool e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o consumo de álcool per capita no Brasil é de 8,7 litros, superior à média mundial de 6,2 litros.

Ainda segundo a OMS não existe um nível seguro para o consumo de bebidas alcoólicas. Alguns indivíduos adultos, mesmo consumindo o álcool moderadamente, estarão mais vulneráveis a apresentar problemas decorrentes do beber ao longo da vida. Isso ocorre porque há indivíduos, com maior predisposição para o desenvolvimento de certos tipos de doenças hepáticas ou que possuem familiares com a dependência do álcool e que, por isso, devem ter cuidado com o consumo do álcool em qualquer quantidade ou frequência.

Entre as recomendações sobre o  consumo de bebidas alcoólicas e importante lembrar que não deve ser feito se a pessoa estiver  grávida ou amamentando; for menor de idade (crianças e adolescentes), for dirigir, operar máquinas ou realizar outras atividades que envolvam riscos; apresentar problemas de saúde que podem ser agravados pelo álcool; estiver fazendo uso de medicamento que interage diretamente com o álcool; ou não conseguir  controlar o seu consumo.

Atitudes conscientes sem dúvidas proporcionarão um Carnaval mais seguro e alegria garantida.