Saúde / Preparativos

29 de Junho de 2015 15h01

Última etapa regional da Conferência Municipal de Saúde reúne representantes da zona Oeste da capital

29/06/2015

CAMILA PAULINO

Michel Alvim

A última etapa das Conferências Regionais de Saúde  contemplou a região Oeste da capital.O evento aconteceu durante todo o sábado (27) ,na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-MT).Cerca de 100 pessoas compareceram ao evento, a maioria representa trabalhadores da saúde, moradores e autoridades.

A região Oeste compreende cerca de 60 bairros da capital, entre eles, o Santa Rosa, Despraiado, Cidade Verde, Cidade Alta, Goiabeiras e Quilombo.

As etapas regionais são preparatórias para a 11ª edição municipal do evento marcada para os dias 09 e 10 do mês de julho. Nestes pré-encontros os participantes indicam quais as necessidades de cada bairro e são feitos debates estratégicos sobre os temas apontados pela sociedade.

Neste evento vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar, pontuou a importância destas etapas regionais para filtrar as demandas mais importantes de cada área e futuramente apresentá-las na 11ª Conferência Municipal de Saúde.Ele apontou ainda a importância de ouvir a voz dos trabalhadores da saúde e da comunidade em geral, para que o Conselho Municipal de Saúde possa efetivamente criar políticas públicas voltadas à saúde e propor ao Executivo que poderá acatar e implantar estas medidas.

Ele ressaltou que desta vez a grande maioria dos participantes eram representantes da sociedade e trabalhadores da saúde, o que trouxe grande contribuição ao evento. “Foi um ótimo encontro, muito produtivo aonde as propostas e sugestões foram devidamente discutidas entre os participantes e foi unânime o apontamento de que todos estão ansiosos pela inauguração da Upa do Verdão”, afirmou o vice-presidente.

A obra desta nova Upa deve ser iniciada em agosto de 2015 e a previsão de conclusão é de 24 a 30 meses. O custo orçado é de 4 milhões de reais, com recursos do Governo Federal. A unidade deverá abranger uma região de aproximadamente 300 mil habitantes, com capacidade de atender até 500 usuários por dia.

O evento contou com a participação das coordenadoras da Clínica Odontológica do Verdão, Hellen Correa da Costa, e dos PSF’s da Regional Oeste, Talita Machado, que representaram os trabalhadores da saúde.Talita explicou que o mais importante destas conferências é promover a reflexão e construção coletiva dos caminhos que o SUS deve tomar em nosso município, de forma a pactuar as diferenças.“A conferência nos permitiu estreitar os laços entre a gestão e a população, firmando compromissos e ações que contribuam com a melhoria da qualidade de nossos serviços”, esclareceu a coordenadora.