Saúde / ATENÇÃO

28 de Janeiro de 2022 14h25

UBS Praieiro encerra expediente às 15h30 nesta sexta-feira (28) para desinfecção

28/01/2022

SECOM

Gustavo Duarte

Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa:

- A unidade básica de saúde do bairro Praieiro irá fechar mais cedo nesta sexta-feira (28), às 15h30, para desinfecção do local após seis servidores testarem positivo para a covid-19 e precisarem cumprir a quarentena em isolamento domiciliar (médico, técnico de enfermagem, vigilante e técnicos administrativos). 

- O atendimento retornará na segunda-feira (31), sem intervalo para almoço, mas com equipe reduzida: uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e uma médica no período matutino. 

- Vale destacar que está em vigor o Plano de Enfrentamento à Síndrome Respiratória Aguda Grave e à Síndrome Gripal, que abriu as portas das unidades básicas de saúde para atender em livre demanda, ou seja, sem agendamento, todos os casos leves dessas doenças, com o objetivo de evitar a superlotação nas unidades e reduzir o tempo de espera dos pacientes. Além disso, todas as unidades básicas de saúde passaram a atender sem intervalo para almoço, a fim de aprimorar o atendimento à população. 

- Por outro lado, o aumento dos casos de Influenza e de covid-19 tem atingido também os trabalhadores da saúde. Até o momento, já foram registrados cerca de 600 afastamentos por essas duas doenças entre servidores da SMS, no mês de janeiro. 

- A SMS está judicialmente proibida de fazer contratações temporárias, mas já buscou sensibilizar o Ministério Público e o Judiciário no sentido de reverter essa imposição. Além disso, está realizando o processo seletivo para contratações em diversas áreas.

- A Pasta conta com a compreensão dos usuários para, juntos, superarmos este momento, que requer a união de todos, principalmente por meio da prevenção contra a Covid-19 e a Influenza, cujos cuidados são os mesmos: evitar aglomerações, manter a higiene pessoal com lavagem constante das mãos ou uso de álcool 70, uso de máscara e atualização da caderneta de vacinação.

- Vale destacar que todos os servidores da SMS estão vacinados, sendo que a grande maioria dos infectados apresenta sintomas leves ou estão assintomáticos, no entanto, o isolamento se faz necessário para evitar a transmissão do vírus.