Saúde / CAMPANHA/GRIPE

25 de Maio de 2017 08h31

Término da campanha de vacinação contra a gripe é prorrogado para o dia 9 de junho

25/05/2017

MARIA BARBANT

Michel Alvim

Arquivo

Quem faz parte do grupo prioritário e ainda não se vacinou contra a gripe, tem agora até o dia 09 de junho para ir a uma unidade de saúde da rede de Atenção Básica e garantir a sua proteção. A campanha de vacinação contra a influenza, prevista para terminar na próxima sexta-feira (26), foi prorrogada. Segundo balanço do Ministério da Saúde, até a última segunda-feira (22), 30,6 milhões de brasileiros foram vacinados. Esse total considera todos os grupos com indicação para a vacina, incluindo a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades.

Em Cuiabá, segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde, na capital, 34,55 % das 40.201 crianças de 6 meses a menores de 2 anos foram vacinadas;  46,89% dos 13.499 trabalhadores da Saúde; 37,87% das 8.024 gestantes; 60,96% das 1.319 puerperas e  63,98% dos 45.649  idosos; já foram imunizados. Até agora, nenhum dos grupos prioritários atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de imunizar 90% da população dos grupos prioritários.

A  coordenadora de Programas Estratégicos da Diretoria de Atenção Básica de Cuiabá, Lidiane Cunha Siqueira, fez um alerta sobre a importância do público-alvo se imunizar dentro do prazo de vacinação, para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. “É fundamental que a população-alvo busque, o quanto antes, os postos de vacinação para garantir a proteção contra a influenza, principalmente neste período, que antecede o inverno”, destacou.

Desde o dia 17 de abril, a vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores,  a novidade deste ano.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas  ao se dirigirem às salas de vacinação devem apresentar prescrição médica. Já os pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir as salas de vacinação  em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. 

Lidiane  Cunha explicou ainda que a  escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. 

Segurança

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde  protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

Saiba mais

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

A orientação do Ministério da Saúde é de que a população adote como medidas de prevenção alguns cuidados simples para evitar a doença, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. 

 

(Com Assessoria/Ministério da Saúde)