Saúde / SAÚDE/CARNAVAL

21 de Fevereiro de 2017 13h48

Técnicos estão nos parques orientando cidadãos em relação aos cuidados com a Saúde

21/02/2017

MARIA BARBANT

Técnicos do Programa IST/Aids e Hepatites Virais estarão nesta terça-feira (21), no Parque das Águas, a partir das 17:30 horas realizando ações educativas. A iniciativa faz parte programação da Secretaria de Saúde de Cuiabá, por meio das Diretorias de Atenção Básica e Secundária, para o carnaval 2017. Nesta segunda-feira (20), as ações aconteceram no Parque Tia Nair onde foram distribuídos kits contendo preservativos masculino, feminino e gel lubrificante, e ainda material informativo.

“As ações estão sendo intensificadas neste período de carnaval com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prática do sexo seguro, através do uso de preservativo, em todas as relações sexuais”, explicou a diretora da Atenção Secundária, Dúbia Campos.

Também estão sendo realizadas ações educativas em  unidades de Saúde da capital . Na Unidade Referencia de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), localizada no Horto Florestal Toté Garcia, esta manhã uma Roda Comunitária Integrativa Temática discutiu o tema  Alcoolismo e Saúde. 

Nas Policlínicas do Coxipó, Verdão e Planalto,  e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Norte, localizada no bairro Morada da Serra II e Sul, no bairro Pascoal Ramos, e também no Serviço de Atendimento Especializado (SAE)  e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), os técnicos distribuíram  kits e material educativo. O mesmo aconteceu no posto de combustíveis Aldo Locatelli, na BR 364.

A população também recebe orientação em relação a testagem rápida oferecida nas unidades de saúde do Município de Cuiabá e postos de atendimento. Isso é importante porque a Aids, Sífilis e Hepatites Virais B e C são doenças que passam despercebidas até o momento em que os sinais e sintomas começam a aparecer e a doença se manifesta, com graves consequências para a saúde da pessoa.

Por meio da testagem rápida, feita nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) das Policlínicas do Verdão, Planalto e Coxipó e no Serviço de Assistência Especializada (SAE) é possível saber com segurança o status sorológico da pessoa. O teste é feito com apenas algumas gotas de sangue, o resultado sai em 15 minutos. São gratuitos, sigilosos e não requerem jejum.

Programação

Na programação do carnaval no dia 24, estão previstas várias ações. Na Unidade Básica de Saúde Jardim Vitória II, à 08:00 horas será realizado o Arrastão da Saúde, na avenida principal do bairro. Cerca de 45 pessoas estarão entregando kits preventivos. Carro de som , faixas e a parceria com a Base Comunitária da Polícia Militar vão garantir a animação dos foliões. No período da tarde, as 15:00 horas, os técnicos e comunidade estarão ao lado da Escola Fundação Bradesco dando prosseguimento a ação de conscientização.

No mesmo dia, às 14 horas, no  Centro de Convivência dos Idosos, em  parceria com  a  Diretoria de Atenção Básica/ Programa Municipal de Saúde do Idoso, os idosos estarão recendo orientações sobre a prevenção das IST. E os  Agentes Comunitários de Saúde estarão realizando blitz em pontos estratégicos da cidade Cuiabá.

Nos dias de carnaval, os profissionais estarão em três postos de atendimento que serão montados na Praça da Mandioca, Orla do Porto e no distrito de Nossa Senhora da Guia. Nesses locais os foliões que necessitarem terão todo o suporte para o primeiro atendimento, em tendas cedidas pelo Exército Brasileiro.

Caso seja necessário, as unidades de referência para esses locais  são a Policlínica do Verdão (para a Orla do Porto), UPA Norte (para a Praça da Mandioca) e Posto de Saúde da Guia (no distrito de Nossa Senhora da Guia). Em cada um dos pontos estará disponível uma ambulância.

Confira aqui a programação da Saúde para o Carnaval 2017.