Saúde / COMBATE/MOSQUITO

27 de Janeiro de 2017 16h30

Supermercado lança campanha de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti

27/01/2017

MARIA BARBANT

Divulgação

Arquivo

O Grupo Pereira em parceria com a Secretaria de Saúde de Cuiabá está  realizando pelo  terceiro ano consecutivo, uma campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti em todas as suas lojas.

O lançamento da campanha aconteceu nesta sexta-feira (27), na loja Comper do CPA I, com a presença da secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Pereira, do diretor da Vigilância em Saúde, Benedito Oscar Fernandes de Campos, técnicos das Vigilâncias Epidemiológica e de  Zoonose e  Agentes de Combate a Endemias.

Com a parceria do setor de Educação em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses, ligado à diretoria de Vigilância em Saúde (DIVISA), 40 gerentes, encarregados e funcionários, que formam a Liga Antimosquito foram treinados e  irão  trabalhar como multiplicadores  e fiscalizadores, dentro das lojas do Grupo,  junto aos clientes e à comunidade.

Para a técnica responsável pelo setor de Educação em Saúde da DIVISA, Célia Carvalho, a iniciativa de empresas, órgãos públicos e da comunidade, é fundamental para o combate ao mosquito, transmissor da dengue, da zika e da chicungunya.

Ela lembrou  que todos devem estar empenhados na ação. “A ideia, com essa iniciativa, é sensibilizar a  comunidade, empresários e poder público a se engajarem nas ações de combate ao Aedes aegypti”, salientou.

Izilda Maria da Silva, gerente Regional do Grupo Pereira explicou que a campanha Agente Anti Mosquito envolve ações internas, com palestras e orientações dos técnicos da Secretaria de Saúde, distribuição de material informativo e ações externas.   “Nossa ideia é envolver funcionários e clientes num grande movimento e a novidade deste ano é que os gerentes e dois funcionários de todas as lojas estarão envolvidos diretamente nas ações, multiplicando o conhecimento e as orientações”.

A coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho lembrou que Cuiabá tem uma característica muito peculiar em relação aos criadouros do mosquito Aedes aegypti que são as caixas d’água no baixo e o lixo doméstico, no fundo dos quintais e das lojas. “Por essa característica é muito importante a multiplicação das informações e engajamento de todos nas ações de controle e enfrentamento do Aedes aegypti”.

Alessandra Carvalho destacou o trabalho realizado pelos Agentes de Combate as Endemias que sempre que acionados respondem a altura do que é necessário e planejado.

A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Araújo parabenizou a iniciativa.  “Se todos o empresariado e  movimentos da sociedade se tornarem parceiros da Saúde, se torna mais fácil para a gente trabalhar. Porque os agentes de combate as endemias ainda tem dificuldade de entrar nas casas, nem todo mundo aceita e isso gera muitas pendências. Por isso quero agradecer a parceria e que possamos chamar outros empresários para se aliarem a nós nessa ação”.