Saúde / ETAPA RURAL SUL

12 de Março de 2019 15h00

SUGESTÃO DE PAUTA: Comunidade Fazenda Velha recebe Pré-Conferência de Saúde

12/03/2019

OZIANE RODRIGUES

O Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá (CMS) realizará a fase rural das Pré-conferências Regionais, nesta quarta-feira (13) na comunidade rural Fazenda Velha. A Etapa Regional, como também é chamada, acontecerá na Escola Novo Renascer (ao lado da Fundação Santiago) das 7h30 às 10h30 e tem o objetivo de colher subsídios e propostas para a 13ª Conferência Municipal de Saúde em abril.

Norteados pelo tema: Democracia e Saúde: Saúde Como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS, os debates serão abertos à participação de usuários, trabalhadores do Sistema Único Saúde - SUS, gestores e prestadores de serviços. As participações ocorrem seguindo a ordem citada em 50% para o primeiro segmento e 25% para os dois subsequentes.

“Tanto as pré-Conferências Regionais, quanto a Conferência Municipal seguem essa ordem de participação, garantindo a equidade do debate. Lembrando que o segmento Usuário tem 50% de participação assegurada, conforme prevê o regimento porque é a população que sofre na pele as más políticas públicas ou que será beneficiada pelas boas. Por meio da Conferência Municipal de Saúde, Cuiabá tem avançado na prática da avaliação e proposição de diretrizes para a Política Municipal de Saúde, com a participação de todos os segmentos e controle social em todas as etapas da Conferência”, destacou a secretária executiva do conselho Municipal de Saúde, Janaína Penha.

 

Primeira Pré-Confêrencia

De acordo com o regimento da 13ª Conferência Municipal de Saúde, validado pela Resolução nº63/2018//CMS, de 04 de novembro de 2018, a Etapa Regional foi constituída por nove Pré-conferências - subdivididas nas quatro regionais urbanas – Leste, Oeste, Norte e Sul e em outras cinco envolvendo as áreas rurais.

Seguindo este cronograma, no último sábado (9), o CMS realizou a Pré-Conferência da Regional urbana Sul, na Escola de Saúde Pública do Governo do Estado. No ato, que contou com a presença de cerca de 200 pessoas, a Saúde preventiva na Atenção Básica foram os caminhos apontados para desafogar Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o coordenador da 13ª Conferência Municipal de Saúde, Júlio Cesar de Souza Garcia, as sugestões de fortalecimento da saúde colhidas nas nove regionais servirão de subsídios para os planos de governos municipal, estadual e nacional, após aprovação na Etapa Municipal.

“A participação da sociedade é fundamental na construção desse processo que além de melhorar a saúde pública do nosso município, visa um SUS cada vez mais forte nas esferas estaduais e nacional. Por isso é muito importante que a população e os seguimentos organizados participem”, finalizou o coordenador.

As inscrições para todas as ‘Pré-Conferências Regionais’ serão realizadas ‘in loco’ no dia dos respectivos eventos. Os delegados que irão compor a Conferência Municipal serão eleitos democraticamente nas regionais.

 

SERVIÇO

Pauta: Comunidade Fazenda Velha recebe Pré-Conferência de Saúde nesta quarta-feira (13)

Hora: 07h30 às 10h30

Local: Escola Novo Renascer (ao lado da Fundação Santiago)

 

CRONOGRAMA

16/03 (sábado) – REGIONAL OESTE

Local: Universidade de Cuiabá – Campus UNIC Barão

Horário: 8h às 18h

20/03 (quarta-feira) ETAPA RURAL (Pequizeiro)

Local: EMEB Rural – Nova Esperança, Rua 14 – Nova Esperança

Horário: 7h30 às 10h30

21/03 (quinta-feira) - ETAPA RURAL (Coxipó do Ouro)

Local; São de festa Av. Principal S/N – Praça do Rosário

Horário: 7h30 às 10h30

23/03 (sábado) – REGIONAL NORTE

Local: Escola Dione Augusta Silva Sousa Av. Tuiuiú nº45 CPA IV

Horário: 8h às 18h

25/03 (segunda-feira) - ETAPA RURAL (Rio dos Peixes)

Local: Escola Municipal Estevão Alves Correa

Horário: 7h30 às 10h30

28/03 (quinta-feira) - ETAPA RURAL (Guia/Aguaçú)

Local: Escola Municipal Udeney Gonçalves de Amorim

Horário: 7h30 às 10h30

30/03 (sábado) REGIONAL LESTE

Local: Escola Estadual Antônio Cesário de Figueiredo Neto – Travessa Francisco de Siqueira nº 195 – bairro Bandeirante

Horário: 8h às 18h