Quarta, 24 de novembro de 2010, 13h45
A- |  A+

Saúde

SMS realiza palestra sobre saúde do homem para bombeiros


A Secretaria Municipal de Saúde –SMS realiza nesta quinta feira (25-11), a partir das 8 horas, uma palestra sobre saúde do homem para o 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros em Várzea Grande. Cerca de 40 bombeiros serão contemplados com informações sobre os programas do Ministério da Saúde - MS direcionados para os homens.

A enfermeira Francielly Morais, responsável pelo Programa da Saúde do Homem, em Cuiabá, será a palestrante e levará aos bombeiros informações sobre as doenças que mais atingem os homens, as formas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, e outras informações dentro do Programa Saúde do Homem.

“Vamos levar informações sobre as principais doenças que afetam os homens e os métodos de prevenção de rotina que podem evitar isso. Vamos esclarecer as dúvidas e orientar todos os bombeiros sobre o programa Saúde do Homem do MS”, explicou Francielly.

No Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde, violência e acidentes de trânsito são responsáveis por 41% das mortes na faixa etária entre 20 e 24 anos. A não-adesão às medidas de saúde integral por parte dos homens provocao aumento da incidência de doenças e de mortalidade.

Números do Ministério da Saúde mostram que, do total de mortes na faixa etária de
20 a 59 anos – população alvo da nova política -, 68% foram de homens. Ou seja, a cada três adultos que morrem no Brasil, dois são homens, aproximadamente. Os últimos dados sobre os óbitos consideram o ano de 2005.

Além disso, números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, embora a expectativa de vida dos homens tenha aumentado de 63,20 para 68,92 anos de 1991 para 2007, ela ainda se mantém 7,6 anos abaixo da média das mulheres.

Na América Latina, o Brasil desponta como pioneiro nessa ação. Em todo o mundo, só três países tomaram a decisão de programar políticas focadas na prevenção e promoção à saúde masculina: Brasil, Austrália e Irlanda.

 

Maiores informações:
3617-7379

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá