Saúde / ATENDIMENTO HUMANIZADO

10 de Julho de 2017 18h19

SMS inicia capacitação para inserir 'Prática Integrativa Reiki' em Unidades Básicas de Saúde

10/07/2017

OZIANE RODRIGUES

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a capacitação dos profissionais interessados em aplicar a 'Prática Integrativa Reiki' nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Com a iniciativa,  a SMS quer expandir as ‘Práticas Integrativas e Complementares em Saúde’, que já são ofertadas pela rede no Horto Florestal Tote Garcia e no Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Despraiado. A modalidade trata a saúde por meio da prática de concentração mental do paciente objetivando harmonizar seu estado de saúde. Nesses locais, além do Reiki, os exercícios englobam yoga, a auriculoterapia, homeopatia, nutrição funcional e aromaterapia.

Na quinta-feira, 6, um grupo de enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, fisioterapeutas, entre outros profissionais participaram do seminário de conhecimento da técnica, na sede da SMS, para posterior aplicação nos pacientes e também em profissionais da área.

Na abertura seminário, a secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo ressaltou que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difusão da técnica japonesa Reiki, o método é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde baseando-se na prática de imposição das mãos por meio de toque ou aproximação. “Há quatro anos, o SUS vem utilizando essas formas alternativas para tratar os doentes. O Reiki é um método de redução de estresse que busca canalizar e potencializar as energias em prol do bem estar pessoal. Com a aplicação dessas práticas interativas, queremos diminuir a cultura da doença promovendo prevenção e promoção da saúde nas bases”, enfatizou a secretária.

De Aracaju (SE), a mestre Reikiana, Simone Leite falou sobre a importância da terapia nas unidades de saúde primárias e salientou que a comunidade também precisa ser conscientizada sobre essas novas formas de tratamento do SUS. “O Reiki visa auxiliar este paciente em seu momento de dor e aplicá-lo nas bases, diminuindo atendimentos secundários que muitas vezes são de caráter emocional. Mas é importante salientar que a comunidade precisa estar amparada de informações, para que compreenda que estes novos métodos não vieram para substituir tratamentos convencionais. O objetivo é tratarmos as causas que muitas vezes advém de traumas psicológicos e evitar que essas pessoas recebam medicamentos desnecessários”, pontuou.

A servidora Tani Schiermbeck aprovou a ação da Secretaria.   “O Reiki atua de forma espetacular na vida dos pacientes e ajuda-os a superar o momento de dor, auxiliando na aceitação e superação da doença quando em casos graves e, em muitos deles na cura (em casos de doenças provenientes de causas psicológicas). O SUS acertou em inserir esses atendimentos alternativos e a SMS está de parabéns por proporcionar mais essa forma de tratamento para os pacientes do SUS”, afirmou Tani.

Para dar sequência ao trabalho de sensibilização e adesão das equipes de saúde, Luiz Edmundo da Silva, responsável técnico da unidade de ‘Práticas Integrativas no Horto Florestal’ explica que o próximo passo será percorrer as unidades para abranger também os profissionais que não compareceram no seminário. “Nesta terça-feira (10) está prevista uma reunião com as assistentes sociais das regionais para elaborarmos um plano de ação. A intenção é capacitarmos o maior número de trabalhadores do sistema para levarmos as práticas também para os sistemas secundários e terciários da saúde em Cuiabá. Inclusive, estamos nos empenhando para levarmos o mais prevê possível, esse atendimento para o Pronto Socorro de Cuiabá”, disse.

A prática de Reiki faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). O Ministério da Saúde reconhece oficialmente a importância das manifestações populares em saúde e a chamada medicina não convencional.

 

Confira a agenda de atividades das Práticas Integrativas já realizadas pela SMS, na unidade de saúde localizada no Horto Florestal (URPICS);

Atendimento Social – Segunda a quinta-feira (13h às 17h)

Auriculoterapia - Segunda a quinta-feira (13h às 17h)

Benzeção – Sexta-feira (09h às 10h)

Café da Manhã Solidário e Terapêutico – Sexta-feira (08 às 09h)

Homeopatia – Segunda e terça-feira (08h às 12h e 14h às 17h), quinta-feira (14h às 17h) e sexta-feira (08h às 12h)

Leitura Biológica – Terça-feira (07h30 às 11h30)

Nutrição Funcional – Segunda, terça e quarta-feira (13h30 às 17h)

Reiki – Terça e quinta-feira (08h às 12h e 13h30 às 17h)

Terapia Comunitária Integrativa – Sexta-feira (09h às 11h)

Terapia de Body Talk – Segunda e quarta-feira (07h30 às 17h)

Trilha Guiada Saúde e Ambiente – Segunda a quinta-feira (07h30 às 17h) e na sexta-feira no período vespertino.

Yoga – Quarta-feira (16h às 17h)

Biondaza – Quinta-feira (15h30 às 16h30)

Florais de Minas – Terça e sexta-feira (08h às 11h30 e 13h30 às 17h)

Aromaterapia – Segunda a quinta-feira (13h30 às 17h) e sexta-feira (08h às 11h30).