Saúde / Formação

28 de Junho de 2016 17h55

Servidores recebem qualificação em saúde da família

28/06/2016

MICHELLE CANDIDO e MARIA BARBANT

Divulgação

Arquivo

A Secretaria de Saúde de Cuiabá  através da Diretoria  de Atenção Básica em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado deram inicio na segunda-feira (27), ao Curso Introdutório em Saúde da Família, para as equipes das Unidades Básicas de Saúde (PSF).

O curso tem uma carga horária de 40 horas e é destinado aos servidores antigos e novos, que passaram no último concurso. O objetivo é  capacitar e qualificar os profissionais da área de saúde, para atender e desenvolver a estratégia de saúde da família. O curso termina na próxima sexta-feira (1º de julho).Em 2015 a Secretaria de Saúde de Cuiabá qualificou 126 profissionais, em cinco turmas. A meta para este ano é promover a qualificação para mais de mil profissionais.

A solicitação do curso partiu do Secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior, que viu a necessidade da qualificação desses profissionais. A meta é de que até final de 2016,  90% das equipes de Saúde da Família estejam qualificadas para melhor atender a população.

“O Curso Introdutório é de extrema importância, pois através dele os profissionais vão entender o que é a Atenção Primária, qual o seu papel na unidade de estratégia de saúde da família,  desenvolvendo o seu trabalho corretamente, fazendo também com que a equipe esteja mais integrada”, salientou Eliane Barbosa Jerônimo, coordenadora do Curso Introdutório.

Estão participando do curso as equipes das Unidades Básicas de Saúde do Renascer e São João Del Rey (Região Sul), Ribeirão da Ponte e Novo Colorado II (Região Oeste), Altos Da Serra I e Dr. Fabio II (Região Norte), Praieiro e Areão (Região Leste), totalizando 126 profissionais, divididos em quatro turmas.

As equipes nas unidades básicas de Saúde são compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente de saúde. Além desses profissionais, por determinação do secretário de Saúde, Ary Soares, participam da capacitação funcionários da recepção, portaria, vigilante e serviços gerais. “Entendemos que todos fazem parte da equipe e, é muito importante que eles saibam qual o trabalho desenvolvido pela equipe do PSF”, frisou Elaine Barbosa Jerônimo.

Curso

O corpo docente da Escola de Saúde Pública trabalha com a metodologia da problematização, que parte da realidade que eles apresentam, do trabalho em grupo, vídeos, aulas expositivas dialogadas, num processo dinâmico.

Durante a semana, os docentes estarão abordando  temas ligados as Políticas Públicas de Saúde, o papel e a estrutura da Atenção Primária,  entre outros.

Nesta segunda-feira, depois do acolhimento aos profissionais da Saúde a capacitação teve como foco o Processo Saúde-Doença, História das Políticas Pública de Saúde no Brasil e o papel da Atenção Primária na construção do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação prosseguiu nesta terça-feira com as discussões em torno do papel da Atenção Primária, as Redes de Atenção à Saúde e Introdução ao trabalho da territorialização.

Troca de conhecimento e experiências

Para a agente comunitária de Saúde, Cristiane Silva, o “curso introdutório serve para renovar nossos conhecimentos e trocar experiências”.

A médica de família Valeria Rodrigues diz que além de trazer  informações básicas de como é o trabalho numa unidade de saúde da família, “o curso nos  ajuda no dia a dia, no relacionamento com o usuário e fortalece ainda mais as ações que são desenvolvidas nas nossas unidades”.

Para a enfermeira Linikhênia de Araujo “o curso introdutório é a base para promovermos uma melhoria no atendimento a população. A partir disso a gente consegue planejar as  ações para sempre melhorar a assistência à população”.  

Números

Os próximos Cursos Introdutórios em Saúde da Família  serão realizados no mês de julho, no período de 25 a 29; outra turma está prevista para o  período de 29 de agosto a 02 de setembro; a próxima turma será entre os dias 26 a 30 de setembro;  em outubro no período de 17 a 21 ; em novembro  o Introdutório será de 21 a 25 e em dezembro, entre os dias 12 a 16.  Em cada período, os profissionais serão divididos em quatro turmas.

Programação do Curso Introdutório em Saúde da Família

3º dia – 29/06 (quarta-feira)

·         Trabalho de campo no território de atuação para coletar informações sobre sua área, unidade de saúde e a realização de uma visita domiciliar;

·         Apresentação em sala de aula do trabalho realizado sobre território e visita domiciliar;

·         Participação social e educação popular;

4º dia – 30/06 (quinta-feira)

·         Trabalho em equipe;

·         Atribuições comuns e específicas da equipe;

·         Acolhimento e vinculo;

·         Conceito de família;

·         Ferramentas para trabalhar com família;

5º dia – 01/07 (sexta feira)

·         Sistema de informação em Saúde;

·         Planejamento em Saúde;

·         Matriz 1 – priorização de problemas;

·         Matriz 2 – proposta de intervenção;

·         Monitoramento e avaliação.