Saúde / EDUCAÇÃO /PERMANENTE

18 de Agosto de 2017 18h12

Seminário orienta alunos de instituições de ensino que farão estágios supervisionados

18/08/2017

MARIA BARBANT

A Secretaria de Saúde de Cuiabá realizou nesta sexta-feira (18), no auditório do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC), o Seminário de Integração Ensino e Serviço para Estagiários. Nesse primeiro momento, o  público alvo são estudantes dos cursos de enfermagem, nutrição, psicologia, técnico de enfermagem, biomedicina e fisioterapia de instituições de ensino da capital.

Cerca de 200 estudantes participaram do encontro no período da tarde. À noite, das 19 às 21:30 horas, o Seminário aconteceu no auditório da SMS de Cuiabá.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da SMS de Cuiabá, Vera Lucia Honório dos Anjos explicou que a iniciativa tem por objetivo propiciar o intercâmbio e integração entre os estudantes de todas as Instituições de Ensino que ingressarão nas Unidades de Saúde como estagiários. “Além disso, estamos possibilitando a humanização das relações de ensino e serviço”.

Durante o seminário os técnicos apresentam  o SUS/Cuiabá e a SMS, seus indicadores e estrutura organizacional nos três níveis de atenção, primário, secundário e hospitalar e outras unidades que integram a rede pública de Saúde da capital.

Lucia Honório explica que o encaminhamento dos estudantes para os campos de estagio supervisionado é orientado pela Portaria da SMS de Cuiabá, 049/2017, que institui as diretrizes e normas que regulamentam as relações entre a SMS de Cuiabá e as instituições de ensino para viabilizar os cenários de práticas de ensino-serviço-comunidade.

Os Seminários também serão realizados para alunos de outros cursos como medicina, farmácia, odontologia, fisioterapia, serviço social, educação física, analises clinicas, técnicos em segurança do trabalho, saúde coletiva, engenharia sanitária e outros

Participam do Seminário estudantes da Universidade de Cuiabá (UNIC), Universidade de Várzea Grande (Univag), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Centro de Ensino Técnico Mato-grossense (Cetem), Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC) e Unirondon.

Confira a programação do Seminário de Interação Ensino e Serviço para Estagiários

Acolhida

Exposições:

1.    O cuidado e a produção de saúde no SUS

2.    Organização pro-Núcleo de Educação Permanente

3.    Áreas acolhedoras de estagiários: Atenção Primária, Atenção Secundária, Rede Hospitalar- HPSMC, Complexo Regulador, Vigilancia em Saúde

4.    Indicadores de Saúde

5.    Conhecendo a Rede de Serviços do SUS/Cuiabá

6.    Fundamentos e princípios da Bioética

 

7.    Avaliação