Saúde / PREVENÇÃO

13 de Setembro de 2017 17h20

‘Semana Neuro em Ação’ orienta população sobre a prevenção do neurotrauma

13/09/2017

HUGO FERNANDES

Davi C Valle

Arquivo

Trabalhadores do Hospital Municipal São Benedito (HMSB) vestiram a camisa e aderiram a campanha da Sociendade Brasileira de Neurologia (SBN). Com o mote “Use a cabeça, proteja seu corpo”, a instituição realiza nas principais cidades do país, entre os dias 11 e 16, a Semana de Responsabilidade Social. O intuito é alertar a população acerca dos riscos de acidentes neurológicos. Na Capital, a programação contará com ações de orientação e conscientização nos Parques Municipais das Águas e Tia Nair, na Praça Oito de Abril e aulas ministradas em escolas da rede pública de ensino. 

De acordo com o neurocirurgião e membro da SBN e da Sociedade de Neurocirurgia do Mato Grosso (SNMT), Giovani Mendes, a campanha deste ano é realizada em comemoração aos 60 anos de fundação da entidade. Os temas trabalhados têm como base os casos de maior incidência; tratam-se do traumatismo raquimedular, geralmente ocasionado por mergulho em águas rasas; o uso de telefone celular no trânsito e má postura ou mau uso da coluna, levando às lombalgias e problemas crônicos relacionados à coluna.

Médico do Hospital Municipal São Benedito (HMSB), Giovani também destaca que a ação consiste em abordagens, panfletagens e orientações, envolvendo médicos neurocirurgiões, residentes e estudantes. “As sequelas são graves nesses casos. É um tipo de trauma que pode mudar completamente a vida de uma pessoa. Portanto, nunca mergulhe de ponta. Isso mesmo depois de verificar as condições do local”, orienta.

Giovani também destaca dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), que revelam que os problemas relacionados à coluna atingem 80% da população mundial, sendo que a dor nas costas, mais comum na lombar, representa um dos principais motivos de afastamento do trabalhador brasileiro. Além disso, os acidentes de trânsito relacionados ao uso de celular associado à direção, atualmente, superam os casos de embriaguez ao volante. “Por isso nosso objetivo principal é trabalhar a prevenção”.

Hospital Municipal São Benedito – a unidade é referência mato-grossense hospitalar em neurocirurgia. Desde sua inauguração em julho de 2015, foram realizados mais de 700 procedimentos de neurocirurgia e mais de 2,4 mil atendimentos ambulatoriais 100% custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim como do Hospital, a Semana tem apoio institucional da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Prefeitura de Cuiabá.