Saúde / Vacina HPV

02 de Setembro de 2014 09h48

Segunda dose da vacina contra o HPV estará disponível a partir de 15 de setembro

02/09/2014

DANIELE DANCHURA

Divulgação

Arquivo

A segunda dose da vacina contra o HPV estará disponível nas unidades básicas de saúde de Cuiabá a partir do dia 15 de setembro. Isto porque a segunda dose da vacina só pode ser aplicada após seis meses da primeira, que teve início em 10 de março deste ano. 

“O Ministério da Saúde preconiza que a segunda dose só pode ser aplicada após seis meses da primeira dose, por isso as vacinas estarão liberadas a partir do dia 15 nas unidades de saúde para meninas de 11 a 13 anos”, explicou a responsável técnica pela Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Cláudia Soares de Souza.

Nos primeiros 30 dias de vacinação da primeira dose, 7.580 meninas foram vacinadas, sendo 2.456 de 11 anos, 2.578 de 12 anos e 2.546 de 13 anos. A expectativa é que este mesmo quantitativo seja alcançado nos primeiros 30 dias de vacinação da segunda dose. 

Apesar da segunda dose da vacina contra o HPV já estar sendo disponibilizada nas unidades de saúde, as meninas que ainda não tomaram a primeira dose podem fazê-lo. “Esta é uma vacina que passou a integrar o calendário de vacinação do Ministério da Saúde, estando disponível em toda a rede desde março. Então, conforme as meninas alcancem a idade mínima para tomarem a primeira dose, basta comparecer a unidade de saúde mais próxima da residência com o cartão de vacina ou um documento de identificação para estarem recebendo a imunização”, completou.

Em 2015, a faixa etária da campanha será ampliada para a partir dos nove anos. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar as garotas antes que elas iniciem a vida sexual e possam ter contato com o vírus. A faixa etária de 9 a 13 anos, segundo estudos, é a que alcança o melhor resultado de imunização. A partir de 2016, serão vacinadas as meninas somente de nove anos de idade.

Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira, e a terceira cinco anos após a primeira dose.

De acordo com Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV, que será distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no Brasil.

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685, 4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.