Saúde / COSEMS

08 de Março de 2017 15h22

Secretários discutem os desafios da gestão no fortalecimento da Atenção Básica

08/03/2017

MARIA BARBANT

Divulgação

A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lucia de Araújo participou na noite desta terça-feira (7), no Hotel Fazenda Mato Grosso, da abertura solene do XX Encontro de Secretarias Municipais de Saúde. O encontro teve inicio na segunda-feira (6), e tem como tema central “Gestão do SUS em Defesa da Atenção Básica. Juntos, somos mais”

Durante a solenidade foi apresentada a nova diretoria do Cosems-MT, biênio 2017-2019, da qual a  secretária de Saúde de Cuiabá, é membro. Em sua fala, Elizeth Araújo reafirmou o compromisso assumido pelo prefeito Emanuel Pinheiro, de uma gestão humanizada e inserção dos trabalhadores no processo de condução da pasta e disse que a prioridade é o investimento na rede de Atenção Básica. “O investimento na Atenção Básica é primordial na Saúde e entendendo isso é que a gestão inseriu como prioridade. A estruturação da Atenção Básica é fundamental. Não dá mais para  termos Pronto Socorro e unidades de Pronto Atendimento lotadas. Temos que investir na promoção da saúde”.

A secretária ressaltou a parceria com a Secretaria de Estado e outros segmentos nesse processo e destacou algumas das ações já em andamento na Saúde como a capacitação de 200 servidores, divididos em cinco turmas, no Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS, visando  melhorar o gerenciamento dos serviços de saúde desde a atenção básica até a atenção hospitalar e as mudanças na gestão do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiaba, com o olhar voltado para o trabalhador e o usuário.

“Temos que pensar no planejamento da saúde da capital  com um olhar e para a população de todo o estado de Mato Grosso. O usuário que vem dos municípios, de qualquer ponto do Estado, não é atendido na capital de graça, Cuiabá não está fazendo um favor. Precisamos desmistificar essa ideia porque esse atendimento é coberto financeiramente”.

Elizeth Araújo falou também sobre a proposta de trabalho no Cosems-MT visando o fortalecimento da região como polo e  referencia estadual,  em parceria com os municípios.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), Silvia Regina Cremonez Sirena, reconduzida ao conselho para mais dois anos de mandato, também destacou o fortalecimento da Atenção Básica. “A Saúde é feita nos municípios e é importante frisar isso sempre, pois estamos sendo engolidos pela Média e Alta Complexidade. Precisamos também de equidade na condução da Saúde em Mato Grosso”.

Mais cedo ela havia lembrado que a renovação de mais de 90% da gestão municipal foi possível perceber o entusiasmo dos novos secretários de saúde, e isso é mais uma motivação para os gestores.

Antes do jantar de confraternização, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conasem), Mauro Junqueira falou sobre os Desafios de ser Gestor na Sustentabilidade do SUS, em Defesa da Atenção Básica.

Também participaram da abertura solene, o secretário de Saúde de Mato Grosso, João Batista, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Antonio Joaquim, prefeito de Porto dos Gaúchos, Moacir Pires Piovesan, professor Reinaldo Gaspar Mota, representando a reitora da UFMT, Miriam Serra, Adriana Paula de Almeida, do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde entre outros.

Encontro

O XX Encontro do Cosems-MT teve início na segunda-feira (6), com objetivo de reunir gestores de saúde, técnicos da pasta, representantes de movimentos sociais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no debate da Atenção Básica, visando o fortalecimento das ações por meio de conteúdos informativos com temas diversificados.

A primeira atividade do encontro foi o Seminário do Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOPS) onde os participantes puderam  sanar dúvidas e repassar  informações sobre o preenchimento do sistema que apura receitas e gastos em ações e serviços de saúde.

As atividades prosseguem até  quinta-feira (09), com a 1ª Reunião de Diretoria do Cosems-MT, às 08:00 horas e, após o intervalo de almoço, às 14 horas, reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) Estadual.

PROGRAMAÇÃO

Dia 08/03

13h30 – Mesa Redonda: “Carteira mínima de ações e serviços da Atenção Básica à Saúde e o desafio do financiamento – Conhecer e reconhecer para qualificar a Gestão do SUS”.

Expositores: Núlvio Lermem Júnior e Ronaldo Zonta (SMS Florianópolis)

Coordenação: Regina Paula Oliveira Amorim/Coordenadora da Atenção Primária – SES/MT

15h – Debate

15h30 – Coffee break

15h45 – Mesa Redonda “A Educação Permanente para o Desenvolvimento do SUS, uma ferramenta para o fortalecimento da gestão”.

Expositores: Maria Conceição Villa (Telessaúde/MT), Prof. Dr. Neuci Cunha dos Santos (ESP/MT), Reinaldo Gaspar Mota (SARI/UFMT), Josué Souza Gleriano (UNEMAT), Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra.

Coordenação: Agostinho Bespalez Filho

17h30 – Debate

18h – Encerramento - 09.03.2017

8h – 1ª Reunião de Diretoria do COSEMS/MT – 2017

12h – Almoço

14h – Reunião de CIB Estadual

ATIVIDADES SIMULTÂNEAS

09.03.2017 – 8 às 12h

Mesa Redonda: “Dialogando sobre o Programa “Mais Médicos” – um debate sobre a assistência e o processo de trabalho”

Expositores: DEPREPS/ MS, Regina Paula Oliveira Amorim (CCE/SES/MT), Dr. Cléo Borges (supervisor do Programa “Mais Médicos MT”), Dr. Júlio Cesar e Dra. Arelis (médicos que atuam no Programa “Mais Médico MT”).

Coordenação: Prof. Elias Nogueira Peres (UFMT)

Tenda Paulo Freire

Exposição Pôster, publicação/socialização de experiências exitosas e de produções acadêmicas.