Saúde / TECNOLOGIA NA SAÚDE

09 de Dezembro de 2017 15h59

Secretaria usará a telecomunicação para acelerar atendimentos da Atenção Básica

09/12/2017

ROBERTA PENHA

Davi Valle

Arquivo

A partir de janeiro de 2018 a Secretaria Municipal de Saúde contará com o apoio de uma importante ferramenta tecnológica que ajudará a diminuir a fila de pessoas que esperam consultas médicas do Sistema Único de Saúde – SUS. Trata-se da plataforma Telessaúde, sistema de apoio aos profissionais da Atenção Primária, que utiliza a telecomunicação para proporcionar à população consultas médicas com o parecer de um especialista à distância.

O médico e telerregulador Adeíldo Martins de Lucena Filho explica como funciona o sistema de Telessaúde. “Quando o médico que está na Atenção Primária, atendendo numa unidade do Programa Saúde da Família (PSF) ou no Centro de Saúde recebe um paciente que precise da avaliação de um especialista, ao invés de encaminhar a pessoa para outro médico, ele entra no sistema, coloca os dados do paciente, descrevendo seu quadro clínico, e informa quais são as dúvidas que surgiram. O telerregulador vai analisar se as informações estão dentro do padrão e vai encaminhar para o teleconsultor, que é o médico especialista. Baseando-se em evidências e trabalhos científicos, o teleconsultor vai responder essa dúvida para ajudar o colega que está na ponta a resolver o problema. O telerregulador será um intermediador entre o médico da Básica e o especialista”, explica.

Adeíldo comenta que atualmente, quando o médico da Atenção Primária se depara com situações que ele não consegue resolver, encaminha o paciente para o Centro de Regulação, que, por sua vez, pode ficar esperando por bastante tempo. “A pessoa que precisa de uma avaliação de um especialista, ao entrar na fila pode ter que esperar muito pelo atendimento. Com a Telessaúde, ao invés de encaminhar os pacientes pelas vias normais, no Sistema de Regulação, o médico fará uma teleconsulta, para sanar suas dúvidas. Porém, se mesmo assim a dúvida não for sanada, ou se o teleconsultor avaliar que o paciente precisa de uma consulta física, esse atendimento será colocado como prioridade, para que ele possa ser atendido de maneira mais célere”, ressalta.

De acordo com o médico, a Telessaúde será implantada a princípio para a especialidade da Endocrinologia. O projeto piloto será realizado com 11 equipes da Regional Leste, três endocrinologistas e um telerregulador. À medida que os envolvidos forem adquirindo experiência o trabalho começará a ser expandido para toda a capital. As equipes que iniciarão os trabalhos passaram por uma capacitação nos dias 6 e 7 de dezembro, na Secretaria Municipal de Saúde.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, este projeto será essencial para diminuir as filas de espera do Centro de Regulação. “Estudos realizados em locais que já utilizam a Telessaúde indicam que o trabalho funciona muito bem em cerca de 70% dos casos. Teremos a oportunidade de diminuir as filas de espera, pois o atendimento será feito de maneira mais rápida. Também conseguiremos evitar que mais pacientes entrem na fila, pois conseguirão ter seus problemas resolvidos com a ajuda dos teleconsultores”, finaliza.