Saúde / POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO

25 de Julho de 2017 18h18

Secretaria promove debate para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra

25/07/2017

OZIANE RODRIGUES

Davi Couto Valle

Arquivo

Celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino America, Caribenha e Tereza de Benguela, conscientizando os servidores sobre este marco de luta e resistência contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração da classe. Este foi o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, por meio da Diretoria de Atenção Básica e do Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra, realizou nesta terça-feira, 25,  na sede do órgão, uma roda de conversa sobre o tema. 

Segundo a responsável técnica pelo Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra, Cleidimar Nunes de Almeida, o evento também rediscutir questões relacionadas às políticas públicas para a população negra, observando as possíveis desigualdades na distribuição de serviços, benefícios e oportunidades aos diferentes segmentos da população. “Promovemos este ato para ampliarmos o debate a fim de construirmos estratégias para o enfrentamento do racismo e do sexismo e relembramos personagem que foram exemplos nesta luta, como a mato-grossense Tereza de Benguela", frisou.

Emocionada com a celebração que também contou com a interpretação do poema “Mulata de Exportação”, apresentação da canção ‘Estação’ de Martinho da Vila e com a exibição de documentários, a enfermeira Lucineyde Mattos de Oliveira Ojeda relata que sentiu-se representada. "Só quem já passou por esses preconceitos terríveis, sabe dimensionar o quanto foi valiosa essa ação da secretaria de saúde. Como mulher negra que luta pela igualdade racial eu me senti imensamente representada". 

 A programação ainda ofereceu aos servidores oficina de turbantes e sorteios de brindes.