Saúde / COMBATE AO MOSQUITO

17 de Dezembro de 2017 14h22

Secretaria Municipal de Saúde realiza mobilização contra o Aedes aegypti

17/12/2017

ROBERTA PENHA

fotos publicas com Foto: Josi Pettengill- Secom-M

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses realizará entre os dias 18 e 21 e  26 e 28 de dezembro ações de mobilização nas quatro regionais de Cuiabá. A mobilização acontecerá  nos bairros considerados mais críticos em relação aos índices de infestação predial (IIP), e foram definidas pelo Comitê de Ação Preventiva ao Mosquito Aedes aegypti, após o levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), feito entre os meses de outubro e novembro.

O Comitê instituído pelo Prefeito Emanuel Pinheiro no início do ano, por meio do Decreto Municipal nº 6.207, de 02 de janeiro é presidido pela secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lucia de Araújo, e envolve a participação de outras secretarias municipais.

Nos últimos anos, a mobilização dos cuiabanos contra o mosquito Aedes aegypti tem sido intensificada principalmente porque o inseto é o transmissor da dengue, zika e a chikungunya.

Mobilização

Nos meses de outubro e novembro deste ano foi realizado o 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que constatou uma redução de 18,45% no Índice de Infestação Predial (IIP) em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar disso, ainda não há motivos para comemorar, pois os números, em relação ao risco de transmissão, ainda são considerados altos no município, segundo explicou a coordenadora da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho.

As ações de mobilização irão acontecer nos locais considerados mais críticos e vão envolver 320 Agentes de Combate a Endemias. Eles  farão as visitas domiciliares, tratamentos com produtos químicos em reservatórios e divulgação de informações através de cartazes e panfletos nos comércios, com orientações sobre as formas de controle e prevenção. A expectativa da coordenadora de Vigilância em Zoonoses é de que sejam visitados mais de 36 mil imóveis.

“No dia 18 a ação será realizada nos bairros 1º  de Março, Jardim Mossoró, Cohab São Gonçalo, Parque Nova Esperança II, Areão, Poção e Santa Izabel. Entre os dias 19 e 21 estaremos nos bairros 3 Barras, João Bosco Pinheiro, Parque Atalaia, Parque Nova Esperança I, Lixeira, Alvorada e Jardim Colorado. E entre os dias 26 e 28 de dezembro será a vez dos bairros Jardim Vitória, Parque Residencial Coxipó, Pedregal, Cidade Verde, Ribeirão do Lipa Osmar Cabral e Coxipó”, conclui Alessandra.