Saúde / SAÚDE A POSTOS

21 de Janeiro de 2022 14h29

Secretaria Municipal de Saúde presta assistência ao abrigo Bom Jesus de Cuiabá após funcionários contraírem Covid-19

21/01/2022

CELLY SILVA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da unidade básica de saúde Clínica da Família, do CPA 1, está realizando uma nova assistência ao abrigo Bom Jesus de Cuiabá, onde vivem cerca de 80 idosos. Após dois funcionários apresentarem resultado positivo para a covid-19, a direção do asilo acionou a equipe da UBS, que disponibilizou kits para testagem de todos os sintomáticos, que foi feita pela própria equipe de saúde do local, na quinta-feira (20). Até o momento, foram realizados 75 testes em funcionários e idosos. No total, cinco trabalhadores apresentaram resultado positivo. 

Os infectados passaram por consulta médica na Clínica da Família e foram afastados para cumprir o período de isolamento domiciliar. A SMS, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, mantém a assistência necessária e com celeridade aos idosos e seus cuidadores. “Estamos novamente atendendo o abrigo Bom Jesus depois que alguns servidores se contaminaram com o coronavírus. A gestão Emanuel Pinheiro já se fez presente com a testagem de todos que apresentaram alguns sintomas. Nenhum de nossos idosos testaram positivo, graças a Deus, e estamos avaliando os sintomas do restante dos servidores”, afirma o coordenador de Atenção Primária na região Norte, Gilson Guimarães. 

Em agosto do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou uma força-tarefa depois que mais de 50 idosos e 9 funcionários contraíram covid-19 no abrigo. A maioria foi curada da doença. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde atuou oferecendo equipe médica no local, testagens diárias, monitoramento pela Vigilância Epidemiológica, tratamento com medicamentos, regulação para internações, fisioterapia. Além disso, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) ajudou com a desinfecção de todas as instalações do abrigo.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend, a Pasta seguirá a postos para garantir todo o suporte necessário às pessoas que convivem no abrigo. “É uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro que estejamos presentes não só nas unidades básicas de saúde, mas também em ações como essa voltada ao abrigo Bom Jesus, por se tratar de um grupo extremamente vulnerável, onde vivem muitos idosos, muitos com comorbidades e que precisam de uma atenção especial. A gente respeita muito pelos direitos dos idosos e quero deixar claro que a Secretaria de Saúde está aberta e atenta para atender aos casos que se fizerem necessários”, asseverou.