Saúde / INTERLOCUÇÃO

24 de Novembro de 2021 10h50

Secretária interina de Saúde representa Cuiabá em reunião do Conares e debate ampliação de leitos de UTI com ministro

24/11/2021

CELLY SILVA

A secretária interina de Saúde, Suelen Alliend, e o assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ricardo Venero, juntamente com o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), Marco Antônio Norberto Felipe, se reuniram com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na manhã desta quarta-feira (24), em Brasília, durante reunião do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

Foi anunciado pelo ministro a garantia de recursos para ampliação de mais 5 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o Brasil e o remanejamento de parte dos leitos de UTI Covid para leitos convencionais. Conforme a secretária Suelen Alliend, cada Município deve enviar ao Ministério da Saúde, até o último dia deste ano, o projeto de credenciamento de leitos de UTI e Cuiabá já tem pronto o plano de abrir mais 50 leitos, sendo 30 leitos de UTI convencional no Hospital São Benedito e 20 no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), dos quais 10 pediátricos e 10 coronarianos. 

Durante toda a semana, os gestores municipais também representam a Capital de Mato Grosso na reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais de Saúde (Conares), que reúne secretários de Saúde municipais e estaduais de todo o país.

Suelen Alliend conta que o foco dos eventos tem sido aprovação de portarias ministeriais que ainda serão publicadas a respeito da nova modalidade de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), rede de Atenção Primária, estratégia para combater a mortalidade materno-infantil, além do redimensionamento dos leitos. 

“Esta tem sido uma ótima oportunidade dos secretários se posicionarem sobre os problemas que a e gente enfrenta. Aqui é o momento da gente discutir as nossas ações para que sejamos contemplados nas novas portarias do Ministério da Saúde”, afirma a secretária interina.