Saúde / CAPACITAÇÃO

13 de Fevereiro de 2018 08h15

Secretaria institucionaliza Núcleo de Educação Permanente

13/02/2018

ROBERTA PENHA

Arquivo

As ações educativas e de capacitação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde passaram a ter oficialmente um setor para desenvolvê-las e colocá-las em prática. A portaria 23/2018/SMS, publicada no Diário Oficial de Contas do dia 1º de fevereiro instituiu a implantação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da SMS.

A partir dessa estruturação os processos de ações educativas e de desenvolvimento profissional para os servidores, que já vinham sendo desenvolvidos desde junho do ano passado, passam a ser oficializados tendo o Núcleo como interlocutor e mediador. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elizeth Araújo é muito importante para a Secretaria ter este núcleo institucionalizado, pois vai facilitar as relações da SMS com as instituições de ensino. “Por meio da Educação Permanente nós temos a oportunidade de promover aprimoramento, propiciando a transformação das práticas profissionais e oferecer um serviço cada vez melhor para a comunidade”, explica.

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde da SMS (NEPS) passa a ser o setor administrativo responsável pelo gerenciamento de processos relacionados às ações educativas, sejam elas de ensino, pesquisa eou de extensão.  O Núcleo tem três frentes de trabalho: Unidade de monitoramento de estágios/visitas técnicas, Unidade de monitoramento de pesquisas e Unidade de desenvolvimento profissional. “Nosso objetivo final é que a Secretaria continue a desempenhar sua função de valorização do servidor, no sentido da qualificação, da formação profissional, do aprimoramento dos funcionários para lidar com o serviço e com o usuário do Sistema Único de Saúde, ou seja  promover  a educação permanente entre nós e para nós, servidores do SUS/Cuiabá”, comenta a secretária.

Elizeth Araújo enfatiza ainda que o NEPS desenvolve um trabalho fundamental para aperfeiçoar os serviços de saúde, uma vez que está em constante atualização para atender necessidades de saúde das pessoas e populações. “Seguindo as diretrizes da gestão do nosso prefeito Emanuel Pinheiro, que é pautada primordialmente pela humanização, a oficialização do NEPS vem ao encontro desta conduta, pois, ao oferecer aos nossos servidores condições de se capacitarem profissionalmente, temos como consequência o aperfeiçoamento do trabalho destas pessoas, o que lá na ponta vai favorecer a população usuária do SUS”, finaliza.