Saúde / EM CLIMA DE HUMANIZAÇÃO

23 de Janeiro de 2018 16h46

Secretaria inicia entrega e instalação dos 300 aparelhos de ar-condicionado

23/01/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou os serviços de entrega e instalação dos 300 novos aparelhos de ar-condicionados split, sendo 250 de 18.000 BTUs e 50 de 48.000. Todos estão sendo designados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das Atenção Primária com o objetivo de melhorar os atendimentos à população e oferecer condições de trabalho adequadas aos servidores da rede, já que Cuiabá ocupa o terceiro lugar no ranking das cidades mais quentes do Brasil, com temperatura média anual de 35 a 40 graus Celsius.

O secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Dr. Milton Corrêa da Costa Neto lembrou que os aparelhos foram adquiridos no fim do ano passado ao custo de R$1,2 milhão por meio de uma força-tarefa da SMS que recuperou emendas parlamentares do então senador Jaime Campos e do deputado federal Valtenir Pereira. De acordo com ele a aquisição já deverá beneficiar cerca de 70% das Unidades Básicas de Saúde neste primeiro momento.

“Ao todo,  131 aparelhos de 18.000 BTUs já foram entregues beneficiando 28 unidades, dentre elas, oa unidades do Programas de Saúde da Família, Despraiado, Dr.Fábio Leite, Altos da Serra, Cohab São Gonçalo, CPA IV, Industriário, Jardim das Américas/Umuarama, Novo Horizonte, Parque Atalaia, Residencial Coxipó  I e II e os Centros de Saúde Dom Aquino, Jardim Imperial, Parque Cuiabá e Planalto. Estimamos que as 119 unidades restantes e as 50 de 48.000 também sejam entregues e instaladas até o fim do mês. Lembrando que o primeiro modelo está reservado para as salas de atendimentos e o de maior potência para as recepções. Juntos os 300 aparelhos ofertarão mais conforto e comodidade nos atendimentos de aproximadamente 70% das unidades da básica”, frisou Dr. Milton.

Ainda segundo ele, uma nova frente de trabalho está sendo mobilizada para concluir a climatização das demais unidades e auxiliar na da Atenção Secundária.  “Estamos buscando parcerias para conseguirmos concluir a climatização da básica ainda este ano e da Secundária até o fim da gestão. Nosso objetivo é climatizarmos todas as unidades de saúde para oferecermos uma melhor qualidade em saúde para os cuiabanos. Essa é  mais uma das metas de humanização do prefeito Emanuel Pinheiro que estamos empenhados para torná-la realidade o mais rápido possível”, concluiu.