Saúde / ACOLHIMENTO

10 de Abril de 2018 09h00

Secretaria faz verificação da saúde e atualização da situação vacinal dos venezuelanos

10/04/2018

ROBERTA PENHA

Arquivo

Andres Beltran Del Jesus é um jovem de 22 anos, ex aluno do curso de Eletricidade do Instituto Universitario de Tecnologia del Mar - extensión Guayana, localizada na cidade de Puerto Ordáz, na Venezuela. Em dezembro de 2017 ele largou a vida que levava em seu país de origem para vir para o Brasil em busca de uma vida melhor. Sua colega Maria Tibisay Flores, de 45 anos, ex funcionária da prefeitura da cidade venezuelana de Barcelona, onde trabalhou por 15 anos, também tomou a mesma decisão, veio para o Brasil procurar uma melhor qualidade de vida e arranjar um trabalho para ajudar sua família que ficou na Venezuela. 

O estudante e a funcionária fazem parte de uma leva de 64 venezuelanos que estavam em Boa Vista (Roraima) e que desembarcaram em Cuiabá no dia 06 de abril. Estas pessoas fugiram de seu país, que passa por uma grande crise econômica, que resultou em uma inflação meteórica, escassez de alimentos e de produtos de necessidade básica.

Os venezuelanos foram acolhidos na Pastoral do Migrante, onde ficarão até conseguirem arranjar um trabalho para se manter. Nesta segunda-feira (09), a equipe da Vigilância Epidemiológica Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá  (SMS) fez uma ação com o objetivo de verificar a situação de saúde destas pessoas. “Sabemos que na Venezuela circulam algumas doenças que não temos aqui no Brasil, por isso viemos fazer essa abordagem com eles. Desta maneira podemos descobrir se a vacinação deles está em dia, se há alguém apresentando algum sintoma para que possamos fazer uma prevenção e uma condução de tratamento, e também para evitar a transmissão para outras pessoas”, explicou Flávia Guimarães, Gerente de Vigilância em Doenças e Agravos Transmissíveis da Vigilância Epidemiológica.

Nesta terça-feira (10), a Pastoral do Migrante receberá a visita de alguns agentes de imunização da Secretaria Municipal de Saúde que farão a aplicação das vacinas contra Hepatite B, Febre Amarela, DT (Difteria e Tétano), além da Tetra Viral, que previne contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela. “Quando chegaram a Roraima foi realizada a primeira dose da vacinação nos venezuelanos. Na ação desta terça-feira, vamos verificar se todas essas pessoas receberam esta primeira dose e fazeremos o reforço daquelas que já estão no momento de recebê-lo. E se por um acaso houver alguma pessoa que não tenha recebido nenhuma dose, será vacinada normalmente”, conclui Lidiane Siqueira, Coordenadora de Programas Estratégicos.

Acolhimento - As ações de acolhimento aos venezuelanos, em relação ao Executivo municipal estão sendo coordenadas pela Secretaria de Governo e envolvem as Secretarias Municipais de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Saúde, Ordem Pública, Educação, Gestão e o Núcleo de Apoio à primeira – dama Márcia Pinheiro.

A Secretaria de Assistência Social está cadastrando os migrantes no CadÚnico, para que possam ser incluidos nos programas assistenciais e nas ações oferecidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Também estão recebendo orientações para inclusão no mercado de trabalho através do Sine.