Saúde / CAMPANHA

04 de Setembro de 2017 17h36

Secretaria de Saúde se prepara para Campanha Nacional de Multivacinação

04/09/2017

MARIA BARBANT

Davi C Valle

Na próxima semana começa em todo o Brasil a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação. Em Cuiabá, de 11 a 22 de setembro, as 71 salas de vacinação estarão funcionando para atender as crianças e adolescentes, público alvo da Multivacinação.  Ao todo estarão mobilizados, nesse período, cerca de 600 profissionais da Saúde.

Durante a semana, as salas de vacinação estarão abertas normalmente, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. No sábado (16), dia ‘D’ de mobilização e divulgação nacional, as unidades ficarão abertas das 08:00 às 17:00 horas, sem intervalo de almoço.

Todas as 14 vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças (BCG, Pentavalente, Poliomielite oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Dupla adulto, Tríplice Viral, Tetra viral e Hepatite A) e as cinco para os adolescentes (Hepatite B, HPV, Tríplice Viral, Dupla adulto e Meningocócica C), serão oferecidas durante a campanha.

A Campanha de Multivanicação tem um objetivo claro, conforme explicou a coordenadora de Programas Estratégicos da Diretoria Técnica de Atenção Primaria, Lidiane Cunha Siqueira,  atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescente menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).

“Essas vacinas são da rotina, disponibilizadas no Calendário Nacional de Vacinação. Portanto, nesse período, estaremos trabalhando para melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde além de abrirmos uma oportunidade para que os pais ou responsáveis possam por em dia a vacina de seus filhos”.

Segundo a coordenadora, é importante que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitem ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunização.

“Essa medida é fundamental para que possamos melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil”, destacou Lidiane Siqueira.

Ela lembra que todas essas vacinas estão disponíveis o ano inteiro, gratuitamente pelo SUS.

Para que a população possa tirar suas dúvidas ou obter outras informações a SMS de Cuiabá disponibiliza o telefone 3617 7309.