Saúde / ACS/ACE

31 de Janeiro de 2017 16h21

Secretária de Saúde recebe pauta de reivindicações dos ACE e ACS

31/01/2017

MARIA BARBANT

Assessoria

Arquivo

A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Araújo recebeu nesta segunda-feira (30) representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias do Estado de Mato Grosso (ACE e ACS). Na reunião, realizada na sede da Secretária Municípal de Saúde, os representantes dos trabalhadores apresentaram à Secretária uma pauta com 12 reivindicações que vão desde melhorias nas condições de trabalho, até a formação e qualificação dos agentes.

Não foi a primeira reunião da Secretária com os trabalhadores da Saúde. Desde que assumiu, Elizeth Araújo já se encontrou com os técnicos de enfermagem, com os agentes de combate a endemias, além de representantes de outros segmentos como os hospitais filantrópicos.

A Secretária  ouviu uma a uma as reivindicações dos trabalhadores e discutiu ponto por ponto da pauta. Entre as reivindicações estão a implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), o pagamento de incentivo financeiro, transporte aos agentes da Zona Rural, garantia a conclusão e o direito da certificação de todos os agentes, cursos de capacitação e qualificação, realização de concurso publico, redução da carga horária de trabalho no período mais critico, de seca, ampliação do Programa Saúde da Família e criação de um departamento voltado à Saúde do Trabalhador Municipal.

Elizeth Araújo disse aos representantes dos ACE e ACS que já determinou a reativação no prazo de 30 dias, da Mesa Permanente de Negociação, espaço para onde serão levadas todas as reivindicações dos trabalhadores e onde deverão ser discutidas as questões ligadas à Saúde. Em relação às reivindicações ligadas à área financeira  a SMS já está fazendo um levantamento no sentido de definir custos e impactos financeiros.

Sobre a realização de concurso público, em relação aos ACE a SMS também está sendo feito um levantamento para detectar possíveis déficits. Em relação aos ACE, a cobertura é satisfatória nas regiões Norte, Oeste e Leste. Na região Sul, como acontece também com os ACS, mesmo não sendo 100% a cobertura, os agentes realizam ações pontuais.

“Estamos fazendo um mapeamento em relação a todas as categorias no sentido de construirmos uma proposta que será levada ao prefeito Emanuel Pinheiro no sentido de suprir esses déficits”, explicou a Secretária.

Elizeth Araújo reforçou as determinações do prefeito Emanuel Pinheiro, de construir junto com os trabalhadores, e a população, uma nova Saúde, humanizada e eficiente. “Se não cuidarmos da saúde dos nossos trabalhadores a humanização não conseguira alcançar a população. Para isso temos que proporcionar uma melhor condição de trabalho, possibilitar a formação e qualificação dos servidores”.

Em relação às reivindicações a Secretária disse que todas as questões serão discutidas com os servidores, na Mesa Permanente de Negociação e as propostas serão levada à apreciação do Prefeito Emanuel Pinheiro.

O presidente do  Sintrace (MT), Wilson Cutas  disse que “as propostas discutidas com a Secretária são importantes para a categoria e que leva-las a um espaço de discussão como a Mesa Permanente de Negociação fortalece o conjunto dos trabalhadores”.

O presidente do Sintrace, Wilson Cutas avaliou de forma positiva a reunião e disse que ira aguardar os prazos solicitados pela Secretária para os levantamentos necessários e avaliação das propostas. " O PCCS, uma das reinvindicações dos agentes, é fundamental e uma forma de valorização do trabalho desenvolvidos pelos ACE e ACS, com a elevação do nível profissional".

Além dos representantes dos ACE e ACS, também participou da reunião a vice-presidente do Sintrace, Romilda Farias.