Saúde / Atualizando

22 de Julho de 2016 17h10

Secretaria de Saúde promove capacitação para os profissionais das salas de vacinação

22/07/2016

MICHELLE CANDIDO e MARIA BARBANT

Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria dos Programas Estratégicos, da Diretoria de Atenção Básica, e Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, da Vigilância em Saúde realizaram a primeira fase da atualização sobre as vacinas do calendário vacinal. A capacitação, realizada no auditório da SMS,  é voltada para os profissionais técnicos de enfermagem responsáveis pelas salas de vacina, nas unidades da rede pública de saúde de Cuiabá. Nesta primeira etapa da atualização, as vacinas abordadas foram Hepatite A, Tríplice Viral e Tetra Viral.A palestrante foi a enfermeira Lucia Helena Zanardo.

A escolha dessas vacinas para dar inicio ao ciclo de educação permanente, foi em razão de elas estarem com cobertura vacinal muito baixa, além do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. Cuiabá ate agora alcançou 79% e, tem até o final do ano para atingir a meta.

No total participaram da capacitação 80 técnicos de enfermagem das salas de vacina, das unidades de saúde das Regionais Norte, Oeste, Sul, Leste e Rural.

O objetivo da atualização é contextualizar e discutir a composição, apresentação, via e regiões anatômicas para a sua administração, o número de doses, o intervalo entre as doses, a idade recomendada, sua conservação,  validade das vacinas e sanar quaisquer dúvidas. O ciclo de educação permanente vem para auxiliar o servidor na melhoria de sua formação profissional.

“Essa capacitação é importante, pois orienta e alerta o profissional a fazer a busca ativa dos usuários que não estão cumprindo o calendário vacinal e assim aumentar a nossa cobertura vacinal. Queremos também preparar os técnicos de enfermagem para a Campanha de Multivacinação e Atualização da Caderneta de Saúde da Criança, que vai acontecer em setembro”, esclareceu a coordenadora dos Programas Estratégicos, da Diretoria de Atenção Básica, Frances Olivia de Arruda Loiola.

Durante a capacitação os profissionais também receberam orientação sobre a forma de prevenção das doenças, suas  causas, reação da vacina e todo o estudo sobre as vacinas.

A próxima atualização está prevista para os dias 09 e 10 de agosto. As vacinas temas serão HPV e Febre Amarela.A rede pública de Saúde de Cuiabá possui 64 salas de vacina localizadas nos Centros de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família (PSF), nas Regionais Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.