Saúde / CELEBRAÇÃO

02 de Agosto de 2018 17h00

Secretaria de Saúde promove ações em comemoração ao Dia Nacional da Mulher Negra

02/08/2018

ROBERTA PENHA

Dando seguimento ao princípio da humanização preconizado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, a Direção da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde tem realizado diferentes atividades nas unidades de saúde, com o propósito de integrar ainda mais a comunidade que utiliza os serviços do SUS.

O Dia Nacional da Mulher Negra, por exemplo, celebrado em 25 de julho, foi comemorado com ações desenvolvidas pela Atenção Básica, por meio da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra, que tem por objetivo promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e discriminação nas instituições e serviços do SUS.

De acordo com a Responsável Técnica da Política de Saúde da População Negra, Cleidimar Nunes de Almeida as ações visaram incentivar a aproximação das mulheres negras, com o intuito de aprimorar e consolidar sua identidade e coletividade. “Nossa intenção foi a de estimular o debate e reflexão acerca dos problemas enfrentados pelos negros ao longo dos anos, como racismo e exploração de classe”, comentou.

As atividades foram realizadas no PSF Ribeirão da Ponte e no Centro de Saúde do Planalto e contaram com café da manhã, dinâmicas de acolhimento, Canto das Três Raças, com a interpretação da servidora Lucineyde Ojeda (responsável técnica pela saúde do adolescente/DAB/SMS), apresentação da poesia Mulata Exportação - pela servidora Rosean Glória de Oliveira, apresentação de Maria Clara Bertulio com a boneca hibrida benzedeira (Rosita) e condução da Roda de Conversa Terapêutica desconstruindo o Racismo na População Negra.

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana Caribenha

Em 1992, foi realizado o I Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, na República Dominicana, onde foi discutido sobre as formas de se combater o machismo e o racismo. Do encontro nasceu também o Dia Internacional da Mulher Negra Latina e Caribenha. O dia 25 de julho foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992.

No Brasil, neste mesmo dia também é comemorado o Dia Nacional da Tereza de Benguela, em homenagem à líder quilombola que viveu no século 18 e que foi morta em uma emboscada. Esposa de José Piolho, Tereza se tornou rainha do quilombo do Quariterê, no Mato Grosso (MT).