Saúde / TRABALHO ORIENTATIVO

11 de Agosto de 2022 09h52

Secretaria de Saúde promove ações de combate à violência contra a mulher e de prevenção a saúde do homem

11/08/2022

NATHANY GOMES

Gustavo Duarte

Arquivo

Conscientização e prevenção. Esses são os pilares que regem as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante todo esse mês, em alusão à campanha nacional "Agosto Lilás", que tem como enfoque no combate à violência contra a mulher, e também ao trabalho de prevenção à saúde do homem e paternidade. 

Uma das recomendações dentro da gestão Emanuel Pinheiro é promover o engajamento masculino no que tange ao acompanhamento do pré-natal de suas parceiras, desenvolvimento da criança e realização de exames de rotina, como de hepatites, diabetes, sífilis, prática integrativas e outros procedimentos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com base nas diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde. 

Além disso, em comemoração ao aniversário de 16 anos, da Lei Maria da Penha, nº 11.340/2016, celebrado no último domingo (7), a SMS irá oportunizar atividades dialogadas na rede pública de saúde, trazendo à tona a reflexão sobre o papel, importância e empoderamento do público feminino na sociedade cuiabana. 

A responsável técnica da Política Municipal de Saúde do Homem, Márcia Rocha, afirmou que o intuito da Prefeitura de Cuiabá é divulgar de forma eficiente e maciça a oferta de serviços disponibilizados pelo Município. "Queremos trabalhar com a família, trazendo eles até as unidades de saúde, tanto os homens, quanto as mulheres, buscando esse estreitamento de laços e cuidados preventivos, contribuindo para diminuição dos casos de violência e ampliando a cobertura do acolhimento aos munícipes, mudando a história de vida de todos eles", declarou. 

Nesta terça-feira (23), ocorre uma palestra voltada as servidoras mulheres, que tem como convidada especial, a defensora pública, Rosana de Barros.