Saúde / CAMPANHA

05 de Fevereiro de 2021 16h04

Secretaria de Saúde monta força-tarefa para evitar aglomerações no Centro de Vacinação

05/02/2021

JAD LARANJEIRA E ROBERTA PENHA

Luiz Alves

Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou uma força-tarefa para evitar possíveis aglomerações no Centro de Eventos do Pantanal, onde ocorre a campanha de imunização “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, contra a Covid-19. No local estão sendo imunizados os trabalhadores dos serviços de saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

No entanto, a SMS ressalta que a vacinação só ocorrerá por meio de agendamento pelo site eletrônico www.cuiaba.mt.gov.br, através do banner “Vacina Cuiabá”, que emite o dia e horário para comparecerem ao Centro de Eventos.

Foram enviados ao espaço de imunização nesta sexta-feira (5), mais servidores para ajudar no atendimento, que devido à quantidade de pessoas que estão comparecendo ao local antes do seu horário de atendimento. Por meio de filas separadas por horário a Pasta tem conseguido manter a distância física entre as pessoas e dar um bom atendimento a todos.

Vale ressaltar que a campanha não irá terminar no domingo (7), e continuará enquanto houver doses dos imunizantes para aqueles do grupo de servidores da Saúde, que ainda não foram contemplados.

Este grupo compreende tanto os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outro).

“Pedimos calma e paciência para esses trabalhadores e que não venham até o Centro de Eventos antes do dia e horário de seu agendamento, pois não irão receber o imunizante. Trabalhamos com um cronograma e temos um limite de público atendido por dia. Então para evitar aglomerações, esperamos que essas pessoas respeitem os demais. Não precisam correr, porque a campanha vai continuar enquanto tiver vacinas”, explicou Valéria de Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Já foram imunizados todos os profissionais que atuaram na linha de frente do combate ao coronavírus, além dos idosos institucionalizados da Capital.

Cuiabá recebeu três lotes da vacina contra a COVID, totalizando mais de 17 mil doses. A SMS espera que nos próximos dias mais remessas sejam enviadas pelo Governo Federal para dar sequência na imunização da população cuiabana. Até o momento já foram vacinadas 15.630 pessoas.

Entenda como realizar o agendamento:

PARA A PRIMEIRA DOSE:

-Entre no endereço eletrônico www.cuiaba.mt.gov.br e clique no banner “Vacina Cuiabá”;

-Caso a pessoa seja trabalhadora da área da saúde, ela deve clicar em pré-cadastro;

-Ao abrir a página do pré-cadastro, a pessoa deve preencher todos os dados solicitados depois enviar cadastro, em seguida é redirecionado para tela de horários, escolha a data e horário e confirmar, vai gerar um QR Code e uma declaração de que realmente é um trabalhador da saúde.

-A pessoa deve imprimir o QR Code com a declaração (na leitura do QR Code aparece a data e o horário do agendamento);

-Esta declaração deve ser assinada pelo gestor do hospital ou unidade de saúde onde a pessoa trabalha;

-Ao chegar no Centro de Eventos, a pessoa deve levar a declaração assinada pelo gestor, com o carimbo da instituição e um documento com foto;

-Os profissionais autônomos devem trazer a declaração com o carimbo profissional e um documento do Conselho de Classe que rege sua profissão.

PARA A SEGUNDA DOSE:

-Entre no endereço eletrônico www.cuiaba.mt.gov.br e clique no banner “Vacina Cuiabá”;

-Clique em pré-cadastro;

-Clique em agendar 2ª dose; vai para outra tela onde é solicitado o número do CPF depois clicar em consultar meu cadastro sendo redirecionado automaticamente para tela de horários;

-Na tela “Agendar sua triagem”, selecione o dia e o horário;

-Imprima o QR Code da 2ª dose, juntamente com a declaração de que é um trabalhador da saúde (que está na mesma página do QR Code). Essa declaração deve ser assinada e carimbada pelo gestor do hospital ou unidade de saúde;

-No dia agendado, a pessoa precisa levar o QR Code com a declaração assinada e o cartão de vacinação entregue a ele quando tomou a primeira dose. É imprescindível que a pessoa apresente o cartão de vacinação.

Importante: As pessoas que não fizeram o cadastro de agendamento para a primeira dose, deverão realizar o cadastro completo, sendo encaminhados para o agendamento da segunda dose.

Ressaltamos que para “SEGUNDA DOSE” é necessário que seja agendada conforme a data anotada a lápis pelo vacinador no Cartão de Vacina da primeira dose. Caso não consiga agendamento para a data especificada, a segunda dose pode ser agendada para dias posteriores, até o 28°dia após a primeira dose.