Saúde / HUMANIZAÇÃO

14 de Setembro de 2017 15h51

Secretaria de Saúde faz mutirão de exames de ultrassonografia

14/09/2017

MARIA BARBANT

Davi C Valle

Desde o dia 1º de setembro a Policlínica do Planalto está realizando um ‘mutirão’ de exames de ultrassom. O atendimento de 40 pacientes por dia – todos registrados na Central de Regulação do município e da urgência e emergência da unidade -, é parte de uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, para atender a fila de aproximadamente 45 mil usuários do SUS, incluindo crianças, que aguardam por um exame de ultrassonografia.

A aquisição de três aparelhos de última geração, entregues pela gestão Emanuel Pinheiro, está sendo fundamental para atender a uma demanda que vinha se arrastando desde o ano passado, e se agravou com a quebra do único aparelho da unidade, em janeiro deste ano.

Na época Emanuel Pinheiro falou do seu compromisso em oferecer um atendimento humanizado à população e disse que pretende trazer avanços significativos para o dia a dia da população, como as obras de reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde.

Para o secretário-adjunto de Assistência, Milton Correa da Costa Neto, medidas de reorganização e estruturação da rede pública de saúde podem fazer com que a gestão alcance as metas estabelecidas. “Uma dessas metas diz respeito aos exames e diagnósticos por ultrassonografia. Queremos realizar 2 mil atendimentos por mês para que possamos rodar a fila da Regulação e, a partir daí, atender a demanda sem fila de espera”, destacou Milton Correa.

Para isso, seis médicos passaram por uma capacitação específica com técnicos da empresa fabricante, antes de começarem a operar o equipamento.

Na Policlínica do Planalto o aparelho foi instalado no Ambulatório de Referência para Atendimento à Mulher (Aram), onde estão sendo feitos exames de ultrassom gestacional (obstétrico) e morfológico, e ainda o transvaginal em mulheres gestantes. Pelo perfil da unidade, lá serão atendidas somente as mulheres e as gestantes.

Também já estão em funcionamento, os aparelhos de ultrassom da Policlínica do Coxipó e do Centro de Especialidades Médicas – este atendendo ainda só no período da tarde. A partir do próximo mês a unidade deve começar a fazer os exames também pela manhã.

Os três equipamentos custaram R$ 295.500 mil, e foram adquiridos com recursos próprios do município.