Saúde / ALINHAMENTO

03 de Agosto de 2020 08h01

Secretaria de Saúde apresenta para presidente do CRM as estratégias de combate à COVID-19 no município

03/08/2020

ROBERTA PENHA

Assessoria

Arquivo

O secretário adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni Palma reuniu-se recentemente com a presidente do Conselho Regional de Medicina - CRM, Hildenete Monteiro Fortes para levar ao conhecimento do CRM as estratégias da Secretaria Municipal de Saúde em relação ao combate da COVID-19 no município.

Palma explicou que a iniciativa desta reunião com o CRM teve como objetivo alinhar com o Conselho o que está sendo desenvolvido nas unidades de saúde municipais para que a instituição também possa colaborar e para que não haja ruídos de comunicação. “Queremos trazer o CRM para dentro da Secretaria, para que possamos somar forças neste momento complicado que estamos passando”, explicou.

Um dos assuntos abordados durante a reunião foi o Kit COVID, que começou a ser disponibilizado para pacientes que procuram atendimento nas unidades básicas de saúde. “Levei o kit para a presidente do CRM analisar e expliquei como está sendo feita a dispensação da medicação para a população”, disse o secretário. Ele falou ainda que a gestora do CRM reforçou que os médicos que decidirem prescrever as medicações do Kit COVID estão amparados por um parecer do Conselho Federal de Medicina.

A presidente do CRM disse que ficou muito satisfeita com a iniciativa do secretário adjunto de procurar o Conselho, para informar a respeito das ações da Secretaria e sobre o Kit Covid. “Gostei muito de saber que que esse kit só será entregue através de prescrição médica e que o medicamento só será fornecido de acordo com o entendimento do médico que fizer o atendimento. O secretário explicou que existe um formulário próprio de prescrição e que esse formulário já tem o termo de consentimento livre e esclarecido, que o paciente assina para receber os remédios. Para nós do Conselho, o mais importante é a garantia de que esse kit só será entregue através de prescrição médica e da assinatura do paciente no termo de consentimento”, comentou.

Hildenete disse ainda que ficou bastante satisfeita com as colocações que o secretário Luiz Gustavo fez em relação às UPAs e Policlínicas, e também sobre as unidades básicas. “Ele disse que o movimento diminuiu bastante e que estão programando um treinamento para os médicos para que se capacitem ainda mais para atender essa demanda de COVID. Agradeço muito a atenção que ele teve de vir até o Conselho, tanto que fiz um convite para que ele faça a mesma apresentação para toda a nossa diretoria, por meio de videoconferência”, finalizou.