Saúde / POPULAÇÃO NEGRA

05 de Julho de 2022 11h01

Secretaria de Saúde adere ao movimento “Julho das Pretas” e convida mulheres para realização de exames preventivos

05/07/2022

ROBERTA PENHA

Área Técnica de Saúde da População Negra

Arquivo

Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana, Caribenha e da Diáspora, comemorado em 25 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde - SMS, por meio da Área Técnica de Saúde da População Negra está realizando o “Julho das Pretas”, onde convida as mulheres, em especial mulheres negras residentes em Cuiabá, para realização dos exames preventivos de câncer do colo do útero e de rastreio de câncer de mama.

De acordo com a responsável técnica da Saúde da População Negra da SMS, Nara Nascimento, em relação à saúde, as mulheres negras possuem as piores taxas de morbidade e mortalidade, se comparadas às mulheres brancas. “Especificamente em relação ao câncer de mama as mulheres negras correm 2 vezes mais risco de morrer por essa patologia do que as mulheres brancas, já em relação ao câncer de útero o risco dobra, sendo 4 vezes maior”, revelou.

Nara comentou que é necessário entender a realidade das mulheres negras oprimidas pelo racismo, machismo e muitas também pela pobreza. “Em Cuiabá 64,16% das mulheres são negras, sendo que destas a maioria 84,61% se declarou parda. Cerca de 18% estão na adolescência, 68% na idade fértil e 8% são idosas, 57% das que são chefes de família recebem menos de um salário mínimo e apenas 2,5% recebem de 5 a 10 salários”, ressaltou a RT.

“Decidimos aderir ao movimento nacional “Julho das Pretas” como forma de conscientização acerca da luta das mulheres negras em todas as esferas da sociedade. Como somos da Secretaria de Saúde, resolvemos promover essa intensificação dos exames preventivos. Cuidar do corpo, é uma forma de agradecer a vida, por isso a importância de manter seus exames em dia”, finalizou Nara.