Saúde / CONTROLE SOCIAL

08 de Fevereiro de 2017 18h19

Secretária conduz primeira reunião do Conselho Municipal de Saúde

08/02/2017

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

Arquivo

A secretária de Saúde de Cuiabá e presidente do Conselho Municipal,  Elizeth Araújo conduziu  a primeira  reunião de 2017 do colegiado que aconteceu na tarde desta  terça-feira (7). Durante a reunião, a Secretária falou sobre as propostas da gestão Emanuel Pinheiro para a pasta, reiterou a orientação do Prefeito, de trabalhar para humanizar a saúde para usuários e servidores e disse que irá priorizar o diálogo para que, junto com a população e os profissionais da Saúde, possam ser construídas soluções mais eficientes e que atendam as demandas da população.

A reunião discutiu a deliberou sobre vários pontos de pauta entre eles a aprovação pelo Pleno do Conselho Municipal de Saúde  da criação da   comissão preliminar que dará inicio aos preparativos para a realização da 12ª Conferência Municipal de Saúde, evento que é realizado a cada dois anos, onde a sociedade civil organizada discute questões ligadas à Política de Saúde do SUS.

As Conferencias, tanto regionais como a Municipal, ainda não tem datas marcadas mas,  estão previstas para acontecer neste primeiro semestre.

Durante a reunião ordinária, a  Secretária anunciou algumas das medidas que já estão sendo tomadas pela gestão como a  realização a partir de março das primeiras capacitações para os profissionais da Saúde.

O Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS é uma das capacitações que já estão definidas. Por meio da cooperação técnica entre o  Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)  e  a Secretaria de Saúde de Cuiabá o curso visa qualificar as praticas de gestão e o cuidado em saúde,  e terá como público alvo os servidores em cargos de gerencia ou responsáveis técnicos das unidades de saúde, administrativas ou de apoio. Também serão disponibilizadas vagas para  a participação de Conselheiros de Saúde.

Também foi  homologada pelos Conselheiros  a Programação Anual da Secretaria de Saúde para este ano. A Resolução reúne uma serie de ações, divididas nos eixos Gestão do SUS, Rede de Atenção à Saúde e Estado de Saúde da População, e vão desde capacitação até melhoramentos nas unidades, aquisição de equipamentos e insumos e outros.

Os Conselheiros aprovaram ainda a solicitação de alteração de endereço das Unidades Básicas de Saúde (UBS) São João Del Rei, Ouro Fino e Renascer. A verba para construção das unidades é oriunda de emenda parlamentar, do deputado federal Valtenir Pereira.

Paradas até então, as obras passaram por adequações em seus projetos e a previsão é de que sejam retomadas no mês de março, quando a SMS deve emitir a ordem de serviço.  As mudanças de endereço foram necessárias e não irão prejudicar a população já que foi mantido o  raio de abrangência de atendimento   de cada unidade .

 

A reunião foi realizada no auditório da antiga sede da SMS, no bairro do Porto. Os  conselheiros discutiram e aprovaram um total de seis pontos de pauta.