Saúde / SUGESTÃO DE PAUTA

09 de Outubro de 2017 17h15

Secretaria celebra ‘Dia Mundial da Saúde Mental’ com ações na Praça Oito de Abril

09/10/2017

OZIANE RODRIGUES

Embora com avanços na divulgação, os problemas mentais ainda são visto por parte da sociedade como grande tabu. A depressão, que segundo especialistas é um dos mais graves problemas psíquicos ainda é uma seara desconhecida e fruto de muitos preconceitos.

Visando auxiliar o rompimento dessas barreiras e divulgar a rotina de trabalho do Sistema Único de Saúde de Cuiabá em prol da saúde da mente, a Secretaria de Saúde da Capital (SMS), por meio da Coordenadoria Especial de Rede Assistencial de Saúde Mental, realizará uma série de ações, na Praça Oito de Abril, no próximo dia 10 de outubro, data em que se comemora o ‘Dia Mundial da Saúde Mental’.

O evento ocorrerá das 8h às 12h e trará uma vasta programação que vai desde oficinas de crochê, origami/dobraduras de papel, pintura em tela, apresentações musicais, mesa de recreações, varais poéticos e apresentações teatrais com pacientes psiquiátricos.

Além disso, a ação contará com pedágio educativo com panfletagens e escuta humanizada com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que é parceiro do evento. Os participantes também poderão receber  atendimentos do Consultório na Rua, que realizarão todos os procedimentos essenciais e comuns às Unidades Básicas de Saúde. Haverá também orientações odontológicas, visando à prevenção às doenças e agravos bucais. Sessões de yoga e outros atendimentos alternativos objetivando a cura da alma, também serão oferecidos.  

Para a coordenadora da Saúde Mental de Cuiabá, Darci Silva o evento é mais do que uma alusão à data, é uma maneira de oferecer amor e ajuda a quem está com problemas mentais. “Estamos preparando uma ação com diversas atividades que demonstrem amor a essas pessoas que estão com problemas. É preciso entender que transtorno mental é uma doença como outra qualquer e é necessário buscar tratamento para que os sintomas sejam controlados e, assim, a pessoa possa levar uma vida normal. Então mais do que promovermos atividades alusivas queremos integrar o máximo de pessoas e levá-las a compreensão de que é possível se curar desse mal”, ressaltou.

Após o evento, às 14h acontecerá a cerimônia de posse da diretoria da associação mato-grossense de usuários, trabalhadores, amigos e familiares da saúde mental ”Maria da praça”. Este última será no auditório do Instituto de Saúde Coletiva/UFMT.

Serviço

Secretaria celebra ‘Dia Mundial da Saúde Mental’

Data: Próxima terça-feira, 10 de outubro

Horário: das 08 às 12 horas

Local: Praça Oito de Abril, Avenida Lava Pés s/n, bairro Duque de Caxias